0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Antes o tempo não acabava"
Antes o Tempo Não Acabava trata de um tema pouco visto no cinema brasileiro: a população indígena. Só por isso, ganha uma importância enorme, já que essa parcela da do nosso povo é praticamente ignorada na produção audiovisual nacional, principalmente no que diz respeito à ficção. Uma exceção é A Floresta de Jonathas, lançado em 2013 por Sérgio Andrade, que dirigiu Antes o Tempo... ao lado de Fábio Baldo

Anderson (Anderson Tikuna) é um jovem da etnia saterê que vive na periferia de Manaus e trabalha em uma enorme fábrica na Zona Industrial. Na capital amazonense, sua origem indígena passa quase despercebida, a não ser quando tenta tirar documentos, e esbarra em preconceitos, ou é abordado por ONGs para participar de projetos que supostamente buscam valorizar a cultura indígena. Ao mesmo tempo, ele se inquieta diante da rigidez das tradições de seu povo e decide se lançar na exploração da vida na cidade, em seus vários aspectos, a vida noturna, além de sua própria sexualidade.  

Poster do filme "Antes o tempo não acabava"Ambicioso em sua temática, Antes o Tempo Não Acabava apresenta, porém, narrativa desigual. Minucioso nas sequências iniciais que mostram rituais de passagem dos meninos na aldeia, aponta a seguir para várias direções, sem se aprofundar muito, como na denúncia do infanticídio indígena ou dos interesses um tanto suspeitos das ONGs que defendem a Amazônia. Assim, ressalta, efetivamente, a trajetória do jovem indígena que se divide entre o passado, representado pela vida na aldeia, e o futuro, que ganha forma no cosmopolitismo da cidade, sendo o presente o espaço para experimentação,  descobertas e, consequentemente de construção de sua identidade.

No elenco, formado por atores locais, na maioria indígenas, destacam-se o protagonista Anderson Tikuna e Begê Muniz, que encenam uma convincente relação sexual. Também é interessante a inserção de bandas punks manauaras, dando uma pequena amostra da cena musical da cidade. A fotografia também traz belos momentos, tanto do ambiente natural quanto o urbano, nessa mistura que é a essência da produção.

Por Gilson Carvalho

Nota 6


Ficha Técnica

Antes o Tempo Não Acabava – 85 min.
Brasil – 2017
Direção: Fábio Baldo e Sérgio Andrade
Roteiro: Sérgio Andrade, Fábio Baldo
Elenco: Anderson Tikuna, Begê Muniz, Rita Carelli, Fidélis Baniwa

Estreia 30/11. 

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook
Next
This is the most recent post.
Previous
Postagem mais antiga

Postar um comentário

 
Top