0

Compartilhe este conteúdo |

II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis
O II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis acontece de 18 a 22 de outubro e leva à cidade serrana do estado do Rio de Janeiro. Serão exibidos doze longas-metragens recentes de diversos gêneros na Mostra Panorama Nacional, alem de clássicos franceses, animações e documentários. Haverá ainda workshops, oficinas e debates com painéis sobre os destinos do cinema nacional, trilhas sonoras e adaptações literárias. Todas as atividades são gratuitas

A abertura será no Theatro D. Pedro com exibição do filme João, O Maestro, de Mauro Lima, que conta a vida de João Carlos Martins. Encerrando a noite haverá o tradicional Baile de Máscaras no Palácio de Cristal, para os convidados.

Em parceria com a Cinemateca Francesa, a Mostra “Musas do Cinema Francês”, exibirá clássicos restaurados onde Bardot, Deneuve, Ana Karina, Jeanne Moreau e Danielle Darrieux, em filmes dirigidos por Jean Luc Godard, Louis Malle Jacques Demy e Max Opuls. As sessões acontecem todo final de tarde, na Cervejaria Bohemia.

A Mostra “GloboNews Documentários” apresentará personalidades como Antonio Callado, Gabeira, Pitanga e Dom Paulo Evaristo Arns A série de documentários “Bravos!”, da TV Brasil, será apresentada em um painel com os realizadores na Universidade Católica de Petrópolis.
Sessões Infantis com um Projeto Escola, que visam levar mais de mil crianças e jovens ao cinema. Uma ação social promoverá a doação de óculos de grau a 130 crianças do Ensino Fundamental da rede pública municipal, que também assistirão às sessões.

A mesa de debate “Novas Propostas para o Cinema Brasileiro” está de volta ao festival para dar um panorama atual e traçar novas metas. Também haverá um painel sobre trilhas sonoras, “A Música Original no Cinema” e uma palestra com Tim Rescala com o tema “Música – A Sublime Arte da Incerteza”. Na mesa de Literatura o tema será “A Arte da Adaptação Literária para o Cinema”, tendo como exemplo as obras Oeste, a Guerra do Jogo do Bicho e Dias Perfeitos. Um dos eventos mais importantes será a assinatura de um acordo para coproduções cinematográficas entre Brasil e Namíbia, país do sudoeste africano, seguido de debate sobre “Intercâmbio Cultural Brasil-África”. 

A Oficina Infantil Audiovisual acontecerá no Palácio de Cristal, com suporte pedagógico, dois dias durante as manhãs, para crianças de 11 a 13 anos, com foco na produção de filmes para o Youtube. Os professores são Dostoiewski Champangnatte e Jeana Kamil. Workshops de direção para atores acontecerão durante 3 dias do evento no Museu  Imperial, com inscrições no site do Festival. 


Serviço

II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis

18 a 22 de outubro
Theatro São Pedro
Universidade Católica de Petrópolis
Cervejaria Bohemia
Palácio de Cristal
Entrada Franca


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top