0


Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Rock'n Roll - Por Trás da Fama"Numa sociedade obcecada por juventude e beleza, um ator de pouco mais de 40 anos sente-se velho e acabado. Com essa premissa, o francês Guillaume Canet faz graça em Rock‘N Roll – Por Trás da Fama, que ele dirigiu, co-escreveu (com Rodolphe Lauga) e protagoniza ao lado da bela Marion Cotillard. E o que é melhor, eles interpretam eles mesmos, numa autocaricatura na maior parte do tempo hilária.

Tudo começa quando Canet entreouve Camille Rowe, uma jovem atriz com quem contracena em um filme, comentar com uma amiga que ele não é “rock and roll”. O ator entra automaticamente em crise, e decide mudar tudo em sua vida, desde a aparência até a maneira de atuar. Passa a se vestir como um roqueiro, segundo sua visão: preto, jaqueta de couro, botas, ou seja, o batido estereótipo. No trabalho, tenta fazer um pai “descolado” de Camille, para desespero do elenco e diretor.  Também vai para o bar depois do trabalho, onde, para se enturmar com os jovens, bebe e usa drogas, com resultados imperdoáveis.

Poster do filme "Rock'n Roll - Por Trás da Fama"Sua mulher, a também atriz Marion Cotillard, por sua vez, está ocupada treinando o sotaque quebequense (entenda-se caipira), além de uma mini fazenda no meio da sala de estar do apartamento, tudo em nome da profissão. Desesperado, ele apela para cirurgias, bombas e tudo o mais que cair nas suas mãos para recuperar a juventude, tornando-se vítima do culto ao corpo sarado e que nunca envelhece.

Muitas piadas perdem-se na tradução, não só das palavras e expressões em si, mas das referências à sociedade e ao meio cinematográfico franceses. O mesmo pode-se dizer da participação de outros atores, como Gilles Lellouche, Yvan Attal e o veterano Johnny Haliday, roqueiro mais “raiz” da França, a quem Canet pede ajuda. Ainda assim, Rock ‘n Roll – Por Trás da Fama funciona porque através do riso e da galhofa, a mensagem torna-se mais palatável. O que é discutível é o final, quando a transformação de Canet chega ao limite e ele transforma-se em um ser plastificado. Não que isso não aconteça (Mickey Rourke está aí para provar) mas fica extravagante demais para alguns gostos. 

Por Gilson Carvalho

Nota 6


Ficha Técnica

Rock‘n Roll – Por Trás da Fama (Rock‘n Roll)123 min. 
França – 2017
Direção: Guillaume Canet
Roteiro: Guilaume Canet, Rodolphe Lauga
Elenco: Guillaume Canet, Marion Cotillard, Camille Rowe, Gilles Lallouche, Ken Adams, Ben Foster, Johnny Halliday, Yvan Attal, Yvonne Gradelet

Estreia: 05/10

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top