0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Brinquedo Novo"
De 13 de setembro a 03 de outubro, acontece a 11ª edição da Baixada Animada 2017 - Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação, em Duque de Caxias - RJ, levando para a cidade mais de 70 filmes de animação nacionais e estrangeiros. Além da mostra competitiva oficial, o evento conta ainda com uma exposição de fotos sobre a história da Mostra, uma retrospectiva de filmes, uma oficina de animação e um fórum de pesquisa e ensino voltado para profissionais da área. A programação é inteiramente gratuita e ocupa cinco locais da cidade: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, Teatro Raul Cortez, Soma Hub, Teatro do SESI Caxias e Casa Brasil Imbariê.

A abertura da Mostra Baixada Animada 2017 acontece dia 13 de setembro, às 14h, no Teatro Raul Cortez, com a exibição do curta libanês Desculpe, me afoguei (Sorry, I drowned), de Hussein Nakhal e David Hachby. O filme, produzido pela organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) em parceria com o estúdio libanês Kawakeb, é inspirado em uma carta (compartilhada nas redes sociais em 2015) supostamente encontrada junto ao corpo de um refugiado sírio, que se afogou no Mar Mediterrâneo. A sessão conta com a presença de Paulo Reis, um médico expatriado que tem vasta experiência com refugiados e com o MSF.

Ao todo, serão exibidas 73 produções de 11 países – Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Para marcar o bom momento da produção nacional, a sessão Curtas 1 é toda composta por episódios de séries que estão no ar e por pilotos das ainda inéditas, como Além da Lenda, Boycóptero e O País dos Pitigrundos.

Na Mostra Retrospectiva Nacional, o público pode conferir três programas especiais, sendo um com audiodescrição, dedicado a deficientes visuais, e outros dois compostos por filmes que conquistaram o prêmio de melhor do ano em edições anteriores e por quatro produções dirigidas pelo animador Marcelo Marão, que este ano receberá o "Prêmio Animato", pelo conjunto de sua obra. O nome do prêmio faz menção ao primeiro filme exibido na Mostra, em janeiro de 2006.

No embalo das comemorações pelo centenário da animação no Brasil, este ano, serão promovidas diversas atividades extras, como a exposição "Baixada Animada - Uma Década no Centenário". Através de matérias de jornais, imagens e cartazes de filmes premiados, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a trajetória da Mostra, desde sua primeira edição, realizada em janeiro de 2006, até os dias atuais. O público pode conferir ainda o material original dos primeiros trabalhos de Marcelo Marão (homenageado desse ano), como acetatos, desenhos e croquis, incluindo imagens de seu primeiro longa, atualmente em produção com estreia prevista para 2020.

Outra novidade desta edição é a realização do 1º Fórum de Pesquisa e ensino em Animação. Voltado para pesquisadores, realizadores, estudantes universitários de graduação e pós (Animação, Cinema e Design) e professores de ensino médio e fundamental, serão apresentados no Fórum 12 trabalhos de pesquisadores e educadores que têm suas linhas de pesquisa ou práticas dedicadas voltadas ao campo da animação.

Para completar, a programação traz ainda uma oficina de animação com a técnica de stop-motion, ministrada pelo roteirista, animador e diretor de TV Quiá Rodrigues. Na aula, os alunos poderão explorar todas as possibilidades técnicas da animação quadro a quadro, a construção de bonecos de massinha e sua animação, além da realização de um filme coletivo ao fim do projeto que será exibido na abertura do evento.


SERVIÇO

BAIXADA ANIMADA 2017 – 11ª MOSTRA IBERO-AMERICANA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO
13 de setembro a 3 de outubro.

Teatro Municipal Raul Cortez (Praça do Pacificador, s/nº, Centro)

Abertura: de 13 de setembro, às 14h
Datas: de 19 a 26 de setembro.
Horários: 09h30, 14h30 e 19h30

Soma Hub (Rua General Câmara, 18 - 1 - Jardim 25 de Agosto).
Datas: de 13 a 15 de setembro.
Horário: 19h30

Casa Brasil Imbariê (Av. Coronel Sisson, Lt 15 e 16 Qd02 - Imbariê).
Datas: de 27 a 29 de outubro
Horários: 10h, 14h30 e 19h

Teatro do SESI Caxias (Rua Artur Neiva, 100 - Jardim 25 de Agosto).
Datas: dias 2 e 3 de outubro
Horários: 9h30 e 14h

Entrada gratuita

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top