0

Compartilhe este conteúdo |

"Por dentro da Ilha - Cinema em Cuba nos anos 2000"

Por dentro da Ilha — Cinema em Cuba nos anos 2000 traz um panorama dos últimos 15 anos da produção cinematográfica no país, e acontece de 1º a 13 de agosto, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Além de exibir 22 filmes, dos quais nove longas, a mostra inclui debate e palestra. Também haverá uma sessão em homenagem ao documentarista Nicolás Guillén Landrián.

Embora a maioria dos filmes seja de diretores cubanos, há espaço também para estrangeiros que possuem estreita relação com o país, como os brasileiros Gustavo Vinagre e Janaína Marques e a espanhola Irene Gutiérrez. A ideia foi privilegiar a diversidade de gêneros e olhares da cinematografia cubana. Os destaques são Digna Guerra (2013), de Marcel Beltrán, ganhador do prêmio de melhor direção e melhor edição na Mostra Jovem de 2013; Veneza (2014), de Kiki Álvares, escolhido para abrir o evento.  

O cinema cubano sempre teve papel importante na história do país, que realiza o Festival de Havana e abriga, desde 1986, a Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, onde estuda a curadora da mostra. Tomás Gutierrez Alea e Fernando Pérez são exemplos de cineastas reconhecidos, porém, a rica produção atual é pouco conhecida fora da Ilha.
Além da exibição de filmes, a mostra promove o debate Em épocas de mudanças, o que falar sobre o cinema cubano?, no dia 4 de agosto (sexta-feira), às 19h10, com a presença dos cineastas Iana Cossoy Paro e Víctor Alexis Guerrero Stoliar, e mediação do crítico de cinema e produtor da mostra Aristeu Araújo. Já no dia 12 (sábado), também às 19h10, Denise Kelm ministra a palestra A experiência de filmar dentro da Ilha.

Programação aqui 

Serviço

Por dentro da Ilha — Cinema em Cuba nos anos 2000
1º a 13 de agosto
Caixa Cultural Rio de Janeiro
Av. Pres. Barroso 25, Centro – Rio de Janeiro - RJ
(21) 3890-3815
R$ 4 e R$ 2 (meia)


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top