0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "O Reencontro"Duas mulheres maduras, de personalidades opostas se encontram graças a uma certa ironia do destino e têm suas vidas mudadas. Nenhuma grande novidade, não fossem  essas mulheres Catherine Deneuve e Catherine Frot, atrizes do primeiro time do cinema francês na comédia dramática O Reencontro, escrita e dirigida por Martin Provost.

Parteira e mulher sábia - os significados da expressão sage femme (título original), podem ambos ser aplicados à Claire (Catherine Frot). Séria, regrada, contida, ela leva uma vida segura, mas insípida. Dedicada apenas ao trabalho – o filho já está criado e longe de casa nos arredores de Paris, ela corre o risco até de perder o trabalho, apesar de extremamente competente e até obter reconhecimento por isso. É que os hospitais aderem cada vez mais a técnicas e equipamentos modernos e Claire corre o risco de se tornar obsoleta.

Poster do filme "O Reencontro"
Por isso, é num momento oportuno que acontece o reencontro com Béatrice (Catherine Deneuve), uma mulher charmosa, mas instável, sem casa, sem dinheiro, responsável por momentos de infelicidade na vida de Claire, lhe pede ajuda para lidar com um grande problema. Assim, com ou sem mágoas, ela deve ser solidária, o que acaba valendo a pena,  porque acaba descobrindo outros lados da vida de Béatrice que mudam sua percepção sobre ela e seu  passado. De quebra, se abre para um inesperado relacionamento amoroso com um vizinho até então ignorado.   

Apesar do roteiro previsível, o filme torna-se interessante porque os temas pesados – morte, solidão, mudanças para pior, são amenizados por um humor que surge exatamente na interação entre as duas atrizes. Mais do que as personagens, é a personalidade das grandes profissionais que cativa, para além da competência com que interpretam. Por outro lado, há momentos que se percebe o esforço para criar um clima positivo – como se a intenção expressa do filme fosse passar uma bela mensagem.

Por Gilson Carvalho

Nota 7,5


Ficha Técnica

O Reencontro (Sage Femme) – 117 min.
França – 2017
Direção: Martin Provost
Roteiro: Martin Provost
Elenco: Catherine Deneuve, Catherine Frot, Olivier Gourmet, Mylène Demongeot, Quentin Dolmaire, Pauline Etienne


Estreia 27/07

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top