0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Michel Foucault Contra Si Mesmo"
Michel Foucault foi um dos mais importantes intelectuais do século XX. Sua obra, original e diversa, influenciou profundamente as ciências sociais e outras áreas do conhecimento. Mais do que isso, o filósofo francês foi um ativista engajado em diversas causas. Ele é o tema do documentário Foucault Contra Si Mesmo, de François Caillat, perfeito para quem quer ter o primeiro contato com seu universo.

O filme é estruturado em quatro capítulos que abordam aspectos de seus textos. Filósofos e historiadores falam de sua atuação como pensador e professor – primeiro na Universidade de Vincennes e depois no célebre e fechado Colège de France, chegando a dar aulas também nos Estados Unidos - em Nova York e San Francisco.

Poster do filme "Foucault Contra Si Mesmo"
O título deve-se ao fato de seus livros aparentemente não terem nenhuma coerência entre si, como se ele estivesse o tempo todo combatendo suas próprias ideias, como explica um dos especialistas, que localiza aí, paradoxalmente, uma das maiores qualidades de Foucault. Também é destacada sua atuação política a favor das liberdades e na discussões de questões contemporâneas a ele, como a precária situação das prisões francesas nas décadas de 1960 e 1970.

Os depoimentos, gravados na enorme e imponente Biblioteca Nacional, são intercalados com imagens de arquivo, com destaque para aquelas que mostram o próprio Foucault dando entrevistas (poucas, infelizmente), além de ilustrações dos temas de seus escritos. Estas últimas, se evitam a monotonia de apresentar apenas uma sequência de falas, não acrescentam muito.  

Quase nada se fala da sua vida pessoal, aparentemente fora do escopo do documentário, mas que certamente o tornaria ainda mais interessante. Mesmo assim, vale para aqueles que buscam uma aproximação com seu pensamento, antes de partir para a leitura de seus livros, escritos ao longo de duas décadas, e que continuam tendo enorme importância.

Por Gilson Carvalho.  


Ficha Técnica

Foucalt Contra Si Mesmo (Foucault Contre Lui Même) – 52 min.
França – 2017
Direção: François Caillat

Estreia 27/07 

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top