0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Os Cowboys"O estranhamento aparece já no início: em uma pequena cidade do interior, um grupo de pessoas, vestidas a caráter, dança música country. Parece ser o Texas, mas é a França.  O clima descontraído e divertido se transforma quando Alain (Thomas Bidegain) procura sua filha adolescente e não a encontra em parte alguma. Fica sabendo, então, que ela tem um namorado de origem árabe, chamado Ahmed. Começa aí sua odisseia. Ano após ano, Alain procura a filha em todos os lugares, seguindo qualquer pista, por mínima que seja. A busca insana provoca a dissolução de sua família, mas ele nunca desiste. Ao envelhecer, passa a difícil missão ao filho Kid (Finnegan Oldfield).

Filme de estreia na direção de Thomas Bidegain, o drama Os Cowboys aborda um assunto delicado: o temor dos europeus diante da ascensão do islamismo no continente. O interessante é que a suposta ameaça que a religião traz nunca se materializa; é mais o medo do desconhecido que move aquelas pessoas. Tivesse a jovem se mudado para outra parte do globo com outras companhias, talvez não causasse tanta histeria. 

Poster do filme "Os Cowboys"
Autor de excelentes roteiros filmados por outros diretores, como O Profeta (2009), Ferrugem e Osso (2012) e Dheepan- O Refúgio (2015), Bidegain se perde ao tentar fazer um filme ambicioso demais, com duas partes completamente díspares. A primeira é um drama familiar, com tons realistas; a segunda, um road movie com situações bastante improváveis, uma aventura pouco crível e desconectada da ideia inicial. Por isso, a certa altura, parece que a premissa mais importante se dilui, principalmente porque os cenários exóticos e a fotografia nos levam para outro lugar (literalmente e de modo figurado). Ainda assim é possível entender o recado: por que adotar um estilo americano parece perfeitamente normal, e conviver com diferentes religiões é tão difícil? Questão que os europeus e o resto do mundo parecem não saber responder. 

Por Gilson Carvalho

Nota 6,5



Ficha Técnica

Os Cowboys (Les Cowboys) – 105 min.
França – 2017 Direção: Thomas Bidegain Roteiro: Thomas Bidegain Elenco: François Damien, Finnegan Oldfield, Maxim Driesen, John C. Reilly,  Agathe Dronne.

Estreia: 16/03


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top