0


Cena do filme "Viva a França!"Viva a França! é o título ufanista brasileiro para o drama histórico de guerra En mais, fais ce qu’il te plait (algo como “em maio, faça o que lhe aprouver”), que narra um episódio marcante ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial: a fuga de oito milhões de franceses das tropas nazistas, um dos maiores deslocamentos humanos da história. Um vilarejo do norte da França é o microcosmos do grande sofrimento enfrentado com estoicismo e dignidade pela população, segundo o longa.

Paralelamente, há a história de um pai alemão rebelde, Hans (August Diehl), que foge para a França, mas é preso e perde o seu filho, Max (Joshio Marlon), que sob os cuidados da professora, Suzanne (Alice Isaaz) segue com a população na fuga. Depois de escapar da prisão, Hans tenta, a todo custo, recuperar o menino. Em seu auxílio, surge o capitão escocês, Percy (Matthew Rhys), cujo esquadrão é todo morto a tiros pelo soldados do Reich. 



"Viva a França!": eficiente e visualmente atraente, mas previsível 




Poster do filme "Viva a França!"O roteiro, escrito pelo diretor Christian Carion (junto com Laure Irrmann e Andrew Bampfield) basicamente registra a penosa viagem, sem aprofundar nas circunstâncias que a provocaram. Há, inclusive, algumas sub-tramas não desenvolvidas, que não acrescentam quase nada à narrativa, como a de um cineasta alemão que pretende registrar a retirada francesa, retratado como um indivíduo cruel e sádico. 



Algumas sequências têm grande impacto visual, como o ataque áereo sofrido pela caravana e a descoberta de corpos ao longo do caminho, mas apenas reforçam o sofrimento vivido pelos fugitivos.

Como destaques, além da reconstituição de época, a música do veterano Ennio Morricone, com belas melodias, como sempre adequadas ao clima geral e a deslumbrante fotografia de Pierre Cottereau. Os atores são eficientes, principalmente Olivier Gourmet, que faz o prefeito Paul, e Mathilde Seigner, sua esposa Mado, além dos já citados Diehl, Isaaz e Rhys.

Por Gilson Carvalho

Nota 6 


Ficha Técnica

Viva a França! (En mai, fais ce qu’il te plait!) – 116 min.
França - 2016
Direção: Christian Carion
Roteiro: Christian Carion, Laure Irrmann, Andrew Bampfield
Elenco: August Diehl, Olivier Gourmet, Mathilde Seigner, Alice Isaaz, Matthew Rhys.

Estreia 8/9 
 
 

Compartilhe este conteúdo |


O Cinema está na Rede e também no Twitter
O Cinema está na Rede e também no Facebook


Postar um comentário

 
Top