1

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "A Lenda de Tarzan"A Lenda de Tarzan dá uma roupagem nova para a velha história de Edgar Rice Burroughs sobre a criança branca criada na floresta por macacos após o náufrago do barco de seus pais na costa africana. O update da história, com suas sequências de ação bem feitas e um elenco de primeira linha, e as novas tramas do roteiro não levam A Lenda de Tarzan para algo muito além do cumprimento de sua função como um simples entretenimento momentâneo e esquecível.

Em A Lenda de Tarzan somos apresentados a um Rei da Floresta aposentado (vivido por Alexander Skarsgård) que deixou seu lar africano - acompanhado por Jane (Margot Robbie) - para viver na mansão de sua família na Inglaterra, onde tomou posse como Lorde de Greystoke, deixando o nome Tarzan e adotando seu nome de batismo, John Clayton.  John/Tarzan, apesar de relutante, acaba sendo convencido por George Washington Williams (Samuel L. Jackson) a regressar para o Congo belga e investigar os rumores de escravização de tribais. Mas é tudo uma trama maléfica orquestrada por Leon Rom (ChristophWaltz) para conseguir diamantes e dominar o país africano.

A nova versão de Tarzan entretém, mas não impressiona o suficiente para torná-lo um filme memorável


Cena do filme "A Lenda de Tarzan"O Tarzan apresentado quando o filme começa é bem diferente do que está em nosso imaginário. Ele aparece como um membro da Casa dos Lordes, propriamente vestido como tal. Sua mansão em Greystoke não lembra em nada sua casa na árvore. Seu nome agora é John Clayton e ele não quer saber de ser chamado de Tarzan. Só sobraramos cabelos longos.

O abandono de sua vida e de sua identidade como o Rei da Floresta é um tanto inexplicável. John/Tarzan quer distância da África e o roteiro do filme não dá explicações convincentes sobre o porquê. Fazendo com que o primeiro ato do filme sirva somente como uma longa construção de personagem que tenta dar muito mais profundidade psicológica ao protagonista doque ele pode ter. Para tanto, há o auxílio de inúmeros, cansativos e impertinentes flashbacks que constroem o passado selvagem de Tarzan quando vivia entre os símios.

Os parceiros de Quentin Tarantino, Sam Jackson e Waltz, estão com a atuação em modo piloto-automático neste filme, o que ainda os faz muito bons. O papel de Jane na trama (para além das cenas calientes com o musculoso Alexander Skarsgård), apesar de falar no filme que não é uma donzela em perigo, é a de donzela em perigo que servirá como motivação para John voltar a ser o Tarzan que conhecemos. 

Poster do filme "A Lenda de Tarzan"A partir deste ponto temos demonstrações das habilidades do personagem, que neste filme se igualam aos poderes de super-heróis dos quadrinhos. Ele tem força e resistência sobre humanas, sentidos apurados, balança nos cipós pela floresta como o Homem-Aranha balança nas teias por Nova York e é capaz de se comunicar com os animais. O filme consegue se virar e explicar tudo isso no limite do que o espectador pode comprar e deixar passar. É claro que com os arrasa-quarteirões que temos hoje (Vingadores e Cia.), Tarzan não poderia ser dos mais verossimilhantes, mas os efeitos especiais do filme podiam ser melhores.

Tendo passado por alguns fracassos (vocês se lembram do filme Pan?), os estúdios Warner Bros tentam de novo emplacar um grande filme de aventura, desta vez com uma releitura de Tarzan que não chega ao pés do que a Disney fez esse ano com Mogli. Prefiro ficar coma animação do Tarzan de 1999. Essa até hoje está na minha memória.

Nota 6.5

Por Otávio Lima



Ficha Técnica

A Lenda de Tarzan (The Legend of Tarzan) - 110 min.
EUA - 2016
Direção: David Yates
Roteiro: Stuart Beattie, Craig Brewer, John Collee
Elenco: Alexander Skarsgård, Margot Robbie, Samuel L. Jakson, Christoph Waltz, 
Djimon Hounsou, Ella Purnell, Jim Broadbend

Estreia: 21/07 


O Cinema está na Rede e também no Twitter
O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

  1. Concordo plenamente com suas palavras achei um filme bem ruimzinho e os efeitos deixam a desejar

    ResponderExcluir

 
Top