0

Compartilhe este conteúdo

Cena do filme "La Vanité"La Vanité aborda um assunto difícil: a morte. Mais precisamente o suicídio. Mas, a rigor, o filme de Lionel Baier, não é um drama; está mais para comédia. Vá lá, comédia dramática, gênero em alta no momento. Isso não importa; o que interessa é a maneira, muito interessante como a bizarra história é contada.

David Miller (Patrick Lapp), arquiteto aposentado, tem uma doença terminal e, civilizado como só os suíços parecem ser, decide escolher onde e como morrer: um motel decadente que ele mesmo projetou nos arredores de Lausanne, e que lhe traz ótimas lembranças. Contrata um serviço de suicídio assistido (sim, isso é legal na Suiça), e recebe como facilitadora Esperanza (Carmen Maura), que mais do que seguir o protocolo e perguntar se ele está seguro de sua decisão, reluta em lhe administrar a droga que vai garantir uma passagem indolor para o outro lado.


“La Vanité” aborda um assunto difícil com ironia e comicidade contida



Poster do filme "La Vanité"Durante o processo, mais complicado do que parecia à primeira vista, a dupla esbarra com o garoto de programa russo Treplev (Ivan Segeiev), que é convidado a ser testemunha, uma exigência do programa. Esse trio improvável vai tentar levar a cabo a difícil tarefa de ajudar um ser humano a, por livre e espontânea vontade, acabar com sua própria vida. Ao invés disso, formam uma espécie de comunidade, que compartilha seus dramas pessoais entre eles para, quem sabe, encontrar solução, ou pelo menos consolo.  

Por se passar praticamente em um único espaço e ter poucos personagens, a encenação  poderia se tornar um tanto teatral, mas isso não acontece, graças ao talento dos atores  e à direção segura de Lione Baier, que soube dar um timing perfeito à comédia e um tom que às vezes beira o surreal. O roteiro, também de Baier, é preciso e tem aquela rara qualidade de ser econômico. Apenas no final La Vanité cede ao sentimentalismo, mas, no geral, proporciona uma ótima experiência.

Por Gilson Carvalho

Nota 7 


Ficha Técnica 

La Vanité – 75 min
Suiça/França – 2016
Direção: Lionel Baier
Roteiro: Lionel Baier
Elenco: Patrick Lapp, Carmen Maura, Ivan Sergeiev, Lionel Baier

Estreia 14/07



Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top