0


Cena do filme "Um Belo Verão"
A luta das mulheres por seus direitos fundamentais na França do início dos anos 1970 emoldura a história de Delphine e Carole, duas moças de origem e personalidades opostas, mas que se encontram e vivem uma história de amor que dura apenas uma estação no filme Um Belo Verão.

Delphine (IzÏa Higelin) é uma moça do interior que, ao lado da família, encara a dura rotina do trabalho no campo. Pressionada pelo pai Maurice (Jean-Henri Compère) a se casar, mantém em segredo uma relação com outra moça que a deixa por um casamento com um rapaz. Delphine se muda então para Paris, onde se depara com um grupo de feministas, que defendem salários iguais para homens e mulheres, aborto e liberdade, entre outras coisas.

No meio das militantes está a bela e extrovertida Carole (Cécile de France), que logo chama a atenção da tímida Delphine. Elas se tornam amigas e, eventualmente, amantes, apesar de Carole ser casada com um homem.  Com o desenvolvimento do romance entre as duas, a ação se transfere para o interior, e a questão política fica em segundo plano.  

"Um Belo Verão" apresenta uma história de amor emoldurada pela luta das mulheres por seus direitos


Poster do filme "Um Belo Verão"Com um roteiro didático e até certo ponto previsível, mas nem por isso desinteressante,  Um Belo Verão tem como grande trunfo o excelente elenco, com destaque para as protagonistas Izïa Higelin e Cécile de France, As duas atrizes apresentam perfeita química inclusive nas cenas de sexo, que exploram bastante os corpos das duas. Noémie Lvovsky como a mãe de Delphine, e Kevin Azaïs como o eterno pretendente da garota também fazem um ótimo trabalho.


Os cenários são atraentes, tanto a cidade de Paris quanto o campo, este mostrado de forma romantizada, perfeita para as cenas idílicas. Aliás, são os contrastes entre cidade x campo, timidez x extroversão, heterossexualidade x homossexualidade, liberdade x repressão que formam a espinha dorsal do filme, com todas essas aparentes oposições convergindo e sendo testadas pelo amor de Delphine e Carole.  

Por Gilson Carvalho

Nota 6,5


Ficha Técnica

Um Belo Verão (La Belle Saison) – 106 min.
França/Bélgica – 2016
Direção: Catherine Corsini
Roteiro: Catherine Corsini, Laurette Polmanss
Elenco: Izïa Higelin, Cécile de France, Noémie Lvovsky, Kevin Azaïs, Laetitia Dosch, Jean-Henri Compère

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top