0



Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "O Novato"
O diretor francês Rudi Rosenberg parte do clichê de que a adolescência é uma fase difícil para construir O Novato, uma divertida e delicada comédia dramática que aborda as dificuldades de meninos e meninas comuns, iguaizinhos àqueles que já fomos ou que vemos o tempo todo, descobrindo que nem sempre a vida é fácil.

Benoît (Réphaël Ghrenassia) entra em uma nova escola, depois de sua família se mudar do interior para a capital francesa e não consegue fazer amigos. O menino se sente tão deslocado no novo ambiente, que aceita até a sugestão da mãe, de distribuir bombons entre os colegas para ganhar sua simpatia. Tremendo fracasso! Por sorte, atrai o interesse de Johanna, também excluída por ser estrangeira. Aos poucos, atrai outros rejeitados socialmente, como Aglaè (Géraldine Martineau), deficiente física, Joshua (Joshua Racca), um tanto excêntrico e Constantin (Guillaume Cloud-Roussel), CDF assumido, que forman um pequeno exército de Brancaleone. Unidos, convivem da melhor maneira possível com os meninos "descolados" 

"O Novato" mostra a nada fácil vida dos adolescentes franceses


Poster do filme "O Novato"
A maior virtude de O Novato é sua aparente despretensão; o filme parece querer apenas mostrar a vida de um grupo de meninos de classe média parisiense, sem a intenção de denunciar nem revolucionar nada. Ainda assim, tece interessantes comentários sobre a sociedade francesa ao falar dos pequenos preconceitos que se manifestam no dia-a-dia, bastando para isso ser um pouco diferente, como é o caso de Réphaël, Johanna, Aglaé, Joshua e Constantin.

Acerta também ao apostar na naturalidade, com pequenos toques cômicos, Para isso, é fundamental o desempenho do elenco, formado por meninos e meninas com habilidades dignas de grandes atores. Fica evidente também o preciso trabalho de direção de Rosenberg, também autor do roteiro, ao lado de Igor Gotesman e Bruno Muschio,  que contém diálogos na medida para parecer autêntica, sem conter palavras de baixo calão que limitariam a audiência. Uma ótima comédia para toda a família, sem nenhum demérito.

Por Gilson Carvalho

Nota 9



Ficha Técnica 

O Novato (Le Nouveau) – 81 min.
França – 2016
Direção: Rudi Rosenberg
Roteiro: Rudi Rosenber, Igor Gotesman
Elenco: Rèphaël Ghrenassia, Joshua Raccah, Géraldine Martineau,
Guillaume Cloud-RousselJohanna Lindstedt,   Max Boublil, Edith Le Merdy, Grégoire Bonnet


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top