0


Compartilhe este conteúdo |
Cena do filme "São Sebastião do Rio de Janeiro - A Formação de uma Cidade"A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, promove sua tradicional Semana de Abertura do 1º Semestre de 2016, a partir de segunda, dia 7 de março, com diversas atrações, abertas a alunos, público em geral e com entrada franca.
Na segunda, dia 7/3, a partir das 18h30, a Escola de Cinema Darcy Ribeiro e a RioFilme anunciam sua primeira parceria: o curso livre de documentário – “O Real Revelado”, com aulas ministradas pelo cineasta e professor da ECDR, Ángel Díez. O curso, de 25 a 29 de abril, terá 30 vagas, a inscrição será gratuita e só poderão concorrer as pessoas que estiverem presentes ao evento. Os candidatos farão uma prova escrita com cinco questões que avaliarão conhecimentos básicos sobre documentário. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 11/03, através de e-mail.
Na sequência, será exibida pré-estreia o documentário São Sebastião do Rio de Janeiro – A Formação de uma Cidade, de Juliana de Carvalho, que conta a história da cidade desde sua fundação. Em seguida, a diretora participa de um bate-papo com o público.
De acordo com Irene Ferraz, diretora da Darcy Ribeiro, “o curso livre “O Real Revelado” trabalha em torno do conceito de um cinema que não contempla os gêneros clássicos de representação, um cinema situado à margem da ficção. Estamos certos de que essa nossa primeira parceria com a RioFilme será de grande aproveitamento para nossos alunos”, destaca.
Na terça, dia 8/3, a partir das 18h30min, será exibido o filme Urutau, de Bernardo Nabuco, aluno formado em Direção Cinematográfica pela Darcy Ribeiro. Em seguida, haverá um bate-papo com diretor e sua equipe no filme. Na quarta, dia 9/3, a partir das 18h30min, tem Cine-Aula Petrobras, que apresenta pré-estreia do filme Mundo Cão, dirigido por Marcos Jorge. Logo após a exibição, tem bate-papo com o diretor de fotografia, Toca Seabra.
Sábado, dia 12/3, tem início o Cineclube da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, atividade regular e curricular para os alunos, durante todos os sábados do semestre, a partir das 14h, também aberta ao público, com entrada franca. O tema dos filmes do semestre, que tem curadoria da diretora Bia Lessa, é “Brasil Profundo” e o filme de estreia será Lira do Delírio, deWalter Lima Jr. A programação do semestre vai a seguir:
Tema: Brasil Profundo
12/03 - Lira do delírio – Walter Lima Jr
19-03 - Macunaíma – Joaquim Pedro de Andrade
02/04 - Pixote – Hector Babenco
09/04 - O Bandido da Luz Vermelha - Rogerio Sganzerla
16/04 - São Bernardo - Leon Hirszman
30/04 - Vidas Secas - Nelson Pereira dos Santos
07/05 - Fim e o Princípio - Eduardo Coutinho
14/05 - As Hiper Mulheres - Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro
21/05 - Entreato - João Moreira Salles
28/05 - Os Sermões - Júlio Bressane
04/06 - Marvada Carne - André Klotzel
11/06 - Cronicamente Inviável - Sergio Bianchi
18/06 - Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro - Glauber Rocha
Mais informações www.ecdr.org.br
Serviço

Escola de Cinema Darcy Ribeiro
Rua da Alfândega, 5, no Centro, Rio de Janeiro – RJ
2516-3514
Entrada franca: sujeita à lotação. Recomenda-se chegar a partir das 18h.


O Cinema está na Rede e também no TwitterO Cinema está na Rede e também no Facebook



Postar um comentário

 
Top