0


Cena do filme "A Luneta do Tempo"Em sua estreia como roteirista e diretor de cinema, o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença lança, em A Luneta do Tempo, um olhar original sobre o universo nordestino, trazendo ritmos regionais, literatura de cordel e circo para contar a história de Lampião e Maria Bonita. A história de amor vivida pelos líderes dos cangaceiros é contada em um western genuinamente brasileiro e embalada por belas canções e muita ação. 

Na árida e traiçoeira caatinga, Lampião e seu bando são perseguidos por Antero Tenente e sua tropa, que encara a captura do bandido como uma questão de honra.  Filmado todo em locações no agreste de Pernambuco, nos municípios de São Bento do Una (cidade natal de Alceu Valença), Belo Jardim, Pesqueira e Brejo da Madre de Deus, o longa  está longe de ser perfeito - há flagrantes problemas de roteiro, mas transcende questões técnicas e impõe-se como celebração da rica e bela cultura nordestina.  


“A Luneta do Tempo" traz vários elementos da cultura popular nordestina com muito encanto


Poster do filme "A Luneta do Tempo"
Irandhir Santos mais uma vez mostra que é um dos melhores atores brasileiros, e faz um Lampião poético e doce, mas viril, que se inspira em Maria Bonita (Hermila Guedes, apenas correta) para falar de um nordeste que é não apenas um espaço físico, mas um território atemporal repleto de lendas e tradições trazidas à cena de maneira lírica e ao mesmo tempo bruta como o ambiente e a história. 

Apesar do  baixo orçamento, o filme traz ótima direção de arte e criativa fotografia, e surpreendentes e dinâmicas cenas de ação. Sendo seu realizador um excelente compositor e cantor, a trilha sonora não podia deixar de ser ótima, um dos pontos altos da produção. Além de música incidental, as canções tem função narrativa, dialogando e enriquecendo a ação, principalmente por causa da autenticidade dos artistas que as executam, caso do próprio Alceu Valença, Ari de Arimatéia, Charles Teony e Khrystall. 


Por Gilson Carvalho

Nota 8



Ficha Técnica 

A Luneta do Tempo – 97 min.
Brasil – 2015
Direção: Alceu Valença
Roteiro: Alceu Valença
Elenco: Irandhir Santos, Hermila Guedes, Servilio Holanda, Hélder Vasconcelos, Ari de Arimatéia, Charles Teony, Khrystall, Ana Claudia Wanguestel, Ceceu Valença

Estreia 24/03
 

 
Compartilhe este conteúdo

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top