0

Compartilhe este conteúdo 

Cena do filme "Aliança do Crime"Aliança do Crime, de Scott Cooper, parece aspirar a ser um filme de gangster como aqueles de Martin Scorsese ou Sergio Leone mas, ao invés de lançar luz sobre uma época e um modo de vida, como nas produções daqueles diretores, dá mais destaque ao seu protagonista, Johnny Depp que, felizmente, é um dos melhores atores da atualidade, o que faz o longa ser suficientemente atraente. 

Baseado no livro escrito por Dick Lehr e Gerard O’Neill, conta a história do maior criminoso da história de Boston, na Costa Leste americana, James "Whitey" Bulger (Depp) que por mais de vinte anos impôs seu domínio no sul da cidade ao liderar aquela que seria conhecida como “Gangue de Winter Hill”que cometia extorsão, tráfico de drogas e de influência, entre outros crimes. . 

Desempenho de Johnny Depp em "Aliança do Crime" deve lhe valer indicação ao Oscar


Poster do filme "Aliança do Crime"Graças a um ardiloso esquema montado com um o agente de FBI John Connoly (Joel Edgerton), encarregado de caçar os mafiosos italianos, que convence seu chefe a usar Bulger como informante, mas acaba colaborando para o criminoso derrotar todos seus concorrentes e assim reinar absoluto. Além disso, tinha o beneplácito de seu irmão William Bulger (Benedict Cumberbatch), que fazia vistas grossas à ação de Whitey Bulger.

Com uma interpretação segura e cheia de nuanças, Depp catalisa as atenções toda vez que aparece na tela, apesar da maquiagem que o deixa calvo, envelhecido e de olhos verdes. A frieza do criminoso transparece na sua voz e nos seus gestos comedidos, ganhando maior dimensão quando executa, ele mesmo, algum ato violento. Também tem destaque Joel Edgerton, que faz o policial corrupto e Benedict Cumberbatch. 

Além do ótimo desempenho de Depp, o filme acerta na reconstituição das épocas em que a trama ocorre, de 1975 a 2011, quando Bulger foi finalmente preso, e na trilha sonora, de autoria de Tom Holkenborg. Se o filme não vai muito além do correto, já se fala em uma indicação de Depp ao Oscar de melhor ator. 


Por Gilson Carvalho

Nota 7

Ficha Técnica

Aliança do Crime (Black Mass) – 126 min.
EUA – 2015
Direção: Scott Cooper
Roteiro:  Jez Butterworth, baseado em livro de Dick Lehr e Gerard O’Neill
Elenco: Johnny Depp, Joel Edgerton, Benedict Cumberbach, Dakota Johnson, Kevin Bacon, Jesse Plemons, Peter Saarsgard, Corey Stoll.

Estreia 12/11 


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top