0

Compartilhe este conteúdo |


Trinh T. Minh-ha
O Cinema de Trinh T. Minh-ha  traz pela primeira vez ao Brasil a obra da original e premiada cineasta vietnamita. A mostra acontece de 20 de outubro a 1º de novembro, na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

Pouco conhecida no país, a multiartista, nascida em 1952, em Hanói, é uma das principais responsáveis por renovar o documentário no cinema contemporâneo. Além de cineasta, é compositora, escritora, poeta e professora. Entre suas preocupações estão as questões de gênero, política cultural e pós-colonialismo.

Entre os prêmios recebidos na carreira, estão International Trailblazers Award, do Festival de Cannes, o National Independent Filmmaker Maya Deren Award, do American Film Institute, e o prêmio bolsa da Fundação Guggenheim.

Serão exibidos todos os seus trabalhos – 10 filmes (seis longas, um média e três curtas-metragens), desde Remontagem (1982) até Passagem Noturna (2004). Além da mostra de filmes, haverá  a exibição de curtas criados para instalações em galerias de arte, sessões comentadas, mesa redonda e uma masterclass ministrada pela própria r Trinh T. Minh-ha.

No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 18h30, haverá sessão especial do lançamento do catálogo comentada pelos curadores. As masterclasses gratuitas com a diretora Trinh T. Minh-ha ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro, às 16h. No dia 24, logo depois da masterclass, às 18h30, a diretora apresentará a sessão do filme Espaços Descobertos: Viver é Circular.

Serão ainda realizadas sessões comentadas pelos curadores da mostra, pelo professor e documentarista Gustavo Soranz, pelo pesquisador Pedro Veras e pelo professor e curador Ewerton Belico. No penúltimo dia da mostra, 31 de outubro, haverá uma mesa redonda sobre O Cinema de Trinh T. Minh-ha, com a pesquisadora, crítica e professora Ilana Feldman, a professora, escritora e cineasta Rose Satiko, além dos curadores Carla Maia e Luís Felipe Flores, com entrada franca.

Serviço

Mostra O Cinema de Trinh T. Minh-há
20 de outubro a 1º de novembro
Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinemas  1 Av. Alm. Barroso, 25, Centro – Rio de Janeiro – RJ (21) 3980-3815


R$ 4 e R$ 2 (meia)



O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top