0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Um Pouco de Caos"
A corte francesa de Luís XIV, o Rei-Sol, serve de pano de fundo para o romance feminista Um Pouco de Caos, co-escrito e dirigido por Alan Rickman e estrelado por Kate Winslet, na pele de uma mulher brilhante e independente que desafia os padrões da época e ganha o respeito do rei e o coração do paisagista real (Mathias Schoenaerts).  

No século XVII, o rei Luis XIV (Rickman) está construindo um novo e fabuloso jardim no palácio em Versalhes. André Le Notre (Schoenaerts), encarregado da empreitada está a busca de novos colaboradores. Contrariando todas as expectativas, ele seleciona Sabine De Barras (Winslet) que, segundo ele, pode por um pouco de caos na simetria tradicional dos jardins da época. Assim, ela passa a ter acesso aos salões reis, despertando curiosidade e antipatia de alguns e o amor de Le Notre, que é casado com uma mulher popular e ressentida. Até o monarca fica impressionado com a força e sabedoria de Sabine, embora não tenha muita certeza sobre a sua visão para um novo e revolucionário jardim que combina fontes, escadarias e pedras. 

Poster do filme "Um Pouco de Caos"
Um Pouco de Caos acerta na direção de arte e ambientação, que tem como cenário principal um belo palácio inglês (mas que passa muito bem por francês), a área rural da Inglaterra, guarda-roupa, objetos, perfeitamente emoldurados e valorizados pela fotografia precisa de Ellen Kuras. Há ainda boas sequências envolvedo Winslet e Rickman. 

Por outro lado, deixa a desejar em aspectos mais importantes. Um dos problemas é a falta de profundidade dos personagens, que esboçam poucas emoções na maior parte do tempo. Além disso, há pouca química entre Winslet e Schoenaerts, que também não apresentam grande paixão pela atividade que inicialmente os une, o paisagismo. Há outras inconsistências no roteiro: a  corte é descrita como impiedosa, mas o que se vê é um grupo de mulheres solidárias trocando experiências dolorosas, e o Rei-Sol não se mostra tão absolutista como nos ensinou a História.

Por Gilson Carvalho

Nota 6,5


Ficha Técnica

Um Pouco de Caos (A Little Chaos) – 117 min.
Reino Unido - 2014
Direção: Alan Rickman
Roteiro: Jeremy Brock, Alison Deegan, Alan Rickman
Elenco: Kate Winslet, Matthias Schoenaerts, Alan Rickman, Stanley Tucci,


Estreia: 02/07

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top