0

Compartilhe este conteúdo |


O verão é geralmente recebido com entusiasmo, exceto pelos adolescentes parisienses Adrien, Léa e o menino Théo, que vão passar a estação com um avô que mal conhecem, numa cidadezinha do interior da França onde, acreditam, não acontece nada. A premissa, nada original, é da comédia dramática Meu Verão na Provença, de Rose Bosch, estrelada por Jean Reno.

Adrien (Hugo Dessioux), Léa (Chloé Jouannet) e Théo (Lukas Pelissier), conduzidos pela avó Irene (Anna Galiena) vão, contra a vontade, passar o verão na casa do avô Paul (Reno), um senhor mal-educado que não conhecia os netos por ter rompido relações com a filha 17 anos antes. Contrariado, recebe mal os adolescentes, mas aos poucos vai sendo compreendido e admirado pelos netos, que também passam a conhecer melhor os encantos da vila e seus moradores. 

Apesar da falta de originalidade, o filme até poderia ser interessante.  No entanto, a roteirista e diretora - que não é novata e nasceu na região, aposta em clichês e estereótipos para mostrar a contraposição cidade x campo e jovens x idosos.  A começar pela escolha da canção de abertura: a balada O Som do Silêncio, da dupla americana Simon & Garfunkel, entregando de cara que o bonito menininho que dorme no trem é surdo (também o é na vida real). Os hippies motoqueiros não poderiam ser mais estereotipados, assim como a mulher bonitona cobiçada por todos os homens da localidade.  

O que se salva, sem dúvida, é o relacionamento entre o rabugento avô Paul e o garoto Théo.  A fotografia, as locações – Avignon e, principalmente, a vila de Saint-Rémy-de-Provence também encantam, apesar de o vento mistral, que sopra do sul (Avis de Mistral, título original), desta vez não trazer nenhuma novidade.

Por Gilson CarvalhoNota 6


Ficha Técnica

Meu Verão na Provença (Avis de Mistral) – 105 min. 
França – 2014
Direção: Rose Bosch
Roteiro: Rose Bosch
Elenco: Anna Galiena, Aure Atika, Charlotte De Turckheim, Chloé Jouannet, Fabien Baïardi, Hugo Dessioux,  Jean Reno, Jean-Michel Noirey, Laurent Fernandez, Lukas Pelissier,  Tom Leeb

Estreia: 02/07


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top