0

Em sua 20a edição, o É Tudo Verdade 2015 – Festival Internacional de Documentários apresenta uma seleção de 109 títulos de 31 países, sendo 16 em estreia mundial. O festival acontece entre 9 e 19 de abril em São Paulo e de 10 a 19 de abril no Rio de Janeiro.
Últimas Conversas, de Eduardo Coutinho, falecido no ano passado, será o filme de abertura, nos dias 9 em São Paulo e 10 no Rio. Com cerca de uma hora e meia de duração, o documentário traz o diretor Eduardo Coutinho (1933-2014) papeando com jovens estudantes cariocas. Segundo o fundador e  diretor-geral do evento, Amir Labaki, o documentário ”não carregava, de origem, as marcas de um filme de despedida. Mas, o sendo, é um belíssimo fecho para uma das obras mais originais da história do documentário mundial e do cinema brasileiro.”
Outras cidades vão receber destaques da seleção: Belo Horizonte (29 de abril a 4 de maio), Santos (7 a 10 de maio) e Brasília (27 de maio a 01 junho). Todas as sessões terão entrada gratuita.
Além de mostras competitivas e seções informativas, haverá três homenagens: 20! Vinte aos Pares, Retrospectiva Brasileira:Vladimir,80 e  Welles, 100. A primeira  convida ao exame do diálogo entre dez pares de títulos marcantes da história do festival. 12 Duas mesas-redondas vão discutir a produção documental do período dentro do É Tudo Verdade – 14a Conferência Internacional do Documentário – Petrobras.  Em coedição com a Cosac Naify, o É Tudo Verdade apresenta ainda o livro A Verdade de Cada Um, uma antologia de textos sobre documentário de 32 de seus principais realizadores.

A segunda comemora aos 80 anos de Vladimir Carvalho, com quatro de seus principais longas-metragens e dois retratos biográficos a ele dedicados. Além da retrospectiva, o festival promove no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília o lançamento do livro Jornal de Cinema (É Tudo Verdade/Imprensa Oficial), reunindo uma seleção de seus escritos sobre cinema. Vladimir Carvalho também discutirá sua trajetória dentro do É Tudo Verdade - 14a. Conferência Internacional do Documentário – Petrobras.

A terceira celebra o centenário de nascimento do cineasta norte-americano Orson Welles com a exibição das duas principais obras documentais dirigidas por ele:  It’s All True – Baseado em Um Filme Inacabado de Orson Welles (1993), de Bill Krohn, Myron Meisel e Richard Wilson, um documentário sobre o documentário interrompido rodado por Welles no Brasil em 1942, e a versão restaurada de Verdades e Mentiras (F for Fake, 1973), um ensaio fílmico sobre o verdadeiro e o falso, a autoria e a arte, desenvolvido a partir de um perfil do mais extraordinário falsificador de pinturas do século 20, Elmyr de Hory (1905-1976). Uma exposição do making of fotográfico das filmagens de  It’s All True, realizado pelo fotógrafo cearense Chico Albuquerque,  será promovida pelo festival simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Será também lançada uma caixa contendo 25 fotos tiradas durante as filmagens e selecionadas pelo filho do fotógrafo, Ricardo Albuquerque.

SERVIÇO
É Tudo Verdade – 20º Festival Internacional de Documentários
Salas de Cinema
São Paulo (09 – 19 de abril)
Centro Cultural Banco do Brasil - R. Álvares Penteado, 112
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207
Cine Livraria Cultura - Conjunto Nacional- Av. Paulista, 2073
Galeria Olido – Av. São João, 473
Reserva Cultural – Av. Paulista, 900

Rio de Janeiro (10 – 19 de abril)

Auditório BNDES - Avenida República do Chile, 100
Centro Cultural Banco do Brasil - R. Primeiro de Março, 66
Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo, 316
Instituto Moreira Salles - R. Marques de São Vicente, 476
Oi Futuro Ipanema - R. Visconde de Pirajá, 54

Belo Horizonte (29 de abril a 4 de maio)

Centro Cultural Banco do Brasil - Praça da Liberdade, 450

Santos (07 a 10 de maio)

Roxy Gonzaga – 5 – Av. Ana Costa, 443

Brasília (27 de maio a 01 de junho)

Centro Cultural Banco de Brasil – SCES, trecho 02, lote 22..

Entrada gratuita em todas as salas de cinema.
Informações: http://www.etudoverdade.com.br/

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top