0


Cena do filme "O Duplo"O Duplo, de Richard Ayoade, é um filme de suspense que traz Jesse Eisenberg em dois papéis. Curiosamente, chega aos cinemas brasileiros pouco menos de um ano após outra produção com o mesmo tema, O Homem Duplicado, de Dennis Villeneuve, estrelada por Jake Gyllenhaal.

Baseado livremente no romance de mesmo nome de autoria do escritor russo Fiódor Dostoievski publicado em 1846, apresenta uma atmosfera kafkiana. Simon James (Eisenberg) é um burocrata que trabalha em um escritório obscuro. Mais obscuro, porém, é ele próprio; ninguém percebe sua existência e o pobre funcionário é até barrado pelo segurança da empresa, que o obriga a retirar um cartão de visitante para chegar ao local onde trabalha há sete anos.

A única exceção é Hannah (Mia Wasikowska), responsável pelas fotocópias, que parece se interessar por Simon, mas sempre desaparece quando ele tenta se aproximar. Tudo muda quando surge James Simon (Eisenberg), idêntico fisicamente, mas oposto na personalidade, aparentemente disposto a assumir seu lugar.

Jesse Eisenberg faz dois personagens em "O Duplo", mas não convence em nenhum


Poster do filme "O Duplo"O Duplo chega aos cinemas brasileiros dois anos após seu lançamento internacional e depois de outro filme com temática semelhante, O Homem Duplicado, do canadense Dennis Villeneuve, estrelado por Jake Gyllenhall e baseado em conto do português José Saramago.  Bastante explorado na literatura e no cinema, o tema do duplo tem até um termo alemão para descrevê-lo –  Doppelgänger.

Para funcionar em um filme, é preciso que os dois personagens apresentem diferenças marcantes. Isso é o que Eisenberg quase não consegue. Simon James e James Simon pouco diferem, e ambos parecem deslocados. Assim o efeito pretendido não é alcançado, Esteticamente, detecta-se a influencia de Terry Gilliam, mas enquanto Brazil: O Filme é bem sucedido na crítica à coisificação e à burocratização da sociedade, O Duplo tem mais estilo do que conteúdo. 

Por Gilson Carvalho

Nota 4


Ficha Técnica

O Duplo (The Double) – 93 min.
Reino Unido – 2013
Diretor: Richard Ayoade
Roteiro: Richard Ayoade, baseado em romance de Fiódor Dostoievski
Elenco: Jesse Eisenberg, Mia  Wasikowska, Wallace Shaen, Noah Taylor, Yasmin Paige, Cathy Moriarty,  Phyllis Summerville, James Fox

Estreia: 26/02 


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook








Postar um comentário

 
Top