0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Belle e Sebastian"
Belle e Sebastian é a adaptação para o cinema da série infanto-juvenil de mesmo nome, de grande sucesso na TV francesa nos anos 1960, criada como uma versão local para a americana Lassie. Para diferenciá-la da produção original, o diretor Nicolar Vanier transferiu a ação para o período da Segunda Guerra Mundial.

Sebastian (Félix Bossuet) é um menino calado que vive com César (Tcheky Karyo), uma espécie de avô adotivo em um vilarejo entre França e Suíça. Enquanto sonha encontrar sua mãe que, segundo César, foi para a América, ele explora com liberdade as montanhas, mesmo com a opressão dos nazistas e a ameaça de uma fera que devora ovelhas.

O garoto encontra a tal fera, que na verdade é uma bela e arredia cachorra, batizada por ele de Belle. Pouco a pouco se tornam amigos, mas a população da cidadezinha reluta em aceitar o animal. Ao mesmo tempo, têm outras preocupações: ajudar a atravessar judeus para a Suiça, sob a constante vigilância dos soldados alemães.

“Belle e Sebastian” mostra a amizade entre um menino e uma cadela tendo como cenário os belíssimos Alpes franceses


Poster do filme "Belle e Sebastian"O olhar triste e doce do menino Félix Bossuet cativa desde o início. Sua interação com a cadela é perfeita, sendo responsável por ótimas sequências. A belíssima natureza dos Alpes, com picos nevados, rios de águas cristalinas e campos verdes, fornece um cenário perfeito para as aventuras do garoto e sua amiga. A acertada decisão do diretor de incluir um tema tão sério como a guerra dá mais peso ao filme, mas traz dificuldades para o ator mirim, que acaba revelando ainda não ter experiência suficiente para papéis dramáticos. O restante do elenco faz um bom trabalho, com destaque para o veterano Tcheky Karyo, Margaux Châtelier, que faz Angelina e Dimitri Storoge, o Dr.Guillaume.

É um filme para toda a família, feito com grande cuidado e apresentando momentos ternos e engraçados. Mesmo não sendo uma obra-prima, atinge seus objetivos: é divertido e mostra a linda região alpina da França, além de apresentar para as platéias atuais personagens já clássicos da cultura francesa. 

Por Gilson Carvalho

Nota 7


Ficha Técnica

Belle e Sebastian (Belle et Sébastien) – 104 min.
França – 2013
Diretor: Nicolas Vanier
Roteiro: Juliette Sales, Fabien Suarez, Nicolas Vanier, baseado em obra de Cécile Aubry
Elenco: Félix Bossuet, Tcheky Karyo, Margaux Châtelier, Dimitri Storoge, Andreas Pietschmann, Urbain Canceller

Estreia: 12/02


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top