0

Compartilhe este conteúdo |

Foto do filme "Invencível"
A história de Louis Zamperini é tão extraordinária que fatalmente seria filmada um dia. E essa incumbência coube a Angelina Jolie, que parece ter atração por zonas de guerra, tema também do seu primeiro filme como diretora. Neste, é um homem comum que sintetiza o self made hero, capaz de suportar provações tremendas, a ponto de ser visto como Invencível.

Zamperini foi um filho de imigrantes italianos que cresceu em uma pequena cidade dos Estados Unidos e, apesar da infância atribulada, se tornou um campeão olímpico de atletismo. Engajado à força aérea americana, viu seu avião cair no oceano Pacífico, onde passou 47 dias junto com dois outros companheiros. Resgatado pelos inimigos japoneses, foi feito prisioneiro e passou anos em campos de trabalhos forçados, sendo continuamente agredido verbal e fisicamente.

“Invencível” narra a trajetória de um grande herói humano com excessiva reverência


 

Poster do filme "Invencível"Louis Zamperini (Jack O'Connell) é retratado com excessiva reverência em Invencível, tornando o personagem unidimensional. Do mesmo modo, sua família, seus companheiros de armas e de cativeiro pouco interferem na narrativa. Apenas o comandante do campo de prisioneiros parece ter importância maior em sua trajetória.

É difícil crer que o roteiro teve a colaboração dos irmãos Etan e Joel Coen, responsáveis por obras contundentes. O confronto entre Louie e o comandante do campo de prisioneiro Watanabe (Miyavi) é um pouco forçado, na medida em que o primeiro jamais reage ao que seria um abuso de autoridade totalmente sem sentido. Além disso, Watanabe faz Louie crer que eles têm muito em comum, chegando a dizer “Você é como eu”.

Se o recurso do flashback para contar a fase inicial da vida do protagonista funciona bem, o excessivo detalhamento dos eventos ocorridos na parte principal da narrativa – o período que ele passou no mar e, depois, no campo de prisioneiros, torna o filme longo demais – mais de duas horas de duração, e por isso cansativo. No lado positivo, estão a excelente reconstituição de época, seqüências aéreas excitantes e a atuação extraordinária de O’Connel.
  
Por Gilson Carvalho

Nota 7



Ficha Técnica

Invencível (Unbroken) – 137  min.
EUA – 2104
Direção: Angelina Jolie
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen, Richard LaGravanese, William Nicholson, baseado no livro de Laura Hildebrand
Elenco: Jack O'Connell, Domhnall Gleeson, Jai Courtney, Finn Wittrock, Garrett Hedlund, Alex Russell, Miyavi.

Estreia 15/01


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top