0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Caminhos da Floresta"
Muitos musicais da Broadway foram adaptados para o cinema, com resultados mais ou menos bem-sucedidos. Caminhos da Floresta, dirigido por Rob Marshall – responsável por êxitos como Chicago (2002), e recai no segundo grupo, apesar do grande sucesso no palco e o elenco estrelado, que inclui Meryl Streep e Johnny Depp.

A trama gira em torno de um padeiro (James Corden), sua mulher (Emily Blunt) e a bruxa (Meryl Streep). Para se livrar de um feitiço lançado contra ele quando criança, o padeiro, junto com a esposa, precisa reunir uma série de objetos difíceis de conseguir. Isso os leva à floresta encantada, onde se encontram com diversos personagens clássicos: Cinderela (Anna Kendrick) e seu Príncipe (Chris Pine),  Chapeuzinho Vermelho (Lilla Crawford), João e o pé de feijão (Daniel Huttlestone), Rapunzel (MacKenzie Mauzy) e seu Príncipe (Billy Magnussen).

“Caminhos da Floresta”: visão sombria dos Irmãos Grimm na Broadway não se repete na tela grande


Poster do filme "Caminhos da Floresta"A ideia é boa: reunir vários contos de fadas em uma única história, fazendo o público reviver as emoções da infância, mas a partir de uma visão mais sombria, já que explora o universo das fábulas dos Irmãos Grimm depois do “... e viveram felizes para sempre.” Na Broadway fez um grande sucesso quando foi lançada, nos anos 1980.  Os próprios responsáveis pela montagem, Rob Marshall e James Lapine fizeram a adaptação para a tela grande, mas o resultado não ficou tão bom quanto o original.

O maior problema do filme é, por um lado, ser muito literal à forma teatral, o que acaba se tornando muito artificial. E se no teatro musical o visual e as canções de Stephen Sondheim sustentam a narrativa, no cinema parece que falta algo. Por outro lado, para ampliar o público, a Disney, produtora do filme, suavizou o aspecto mais dark e subversivo.

O lado positivo é o desempenho de Meryl Streep, mais uma vez indicada ao Oscar, que faz uma bruxa com nuances e não totalmente estereotipada. Johnny Depp, porém, anunciado como um dos chamarizes, faz uma pequena participação, com no máximo cinco minutos em apenas duas aparições. Por sorte, outras boas surpresas como a boa performance vocal de Emily Blunt trazem um pouco de leveza para uma produção que deve agradar mais os aficionados do gênero musical. 

Por Gilson Carvalho

Nota 6


Ficha Técnica

Caminhos da Floresta (Into the Woods) – 124 min.
EUA – 2014
Direção: Rob Marshall
Roteiro: James Lapine, baseado em musical de Stephen Sondheim e James Lapine
Elenco: James Corden, Emily Blunt, Anna Kendrik, Chris Pine, Meryl Streep, Johnny Depp, Christine Baranksi

Estreia: 29/01


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top