0


Cena do filme "A Família Bélier"A Família Bélier poderia ser uma família como outra qualquer -  e, de certa forma, é. O olhar generoso e atento do diretor Eric Lartigau é que a transforma em um grupo peculiar, que vale a pena conhecer. 

Numa pequena cidade do interior da França, os Bélier levam sua vida; cuidam da pequena fazenda, onde criam gado e produzem queijo, se amam e se desentendem. Tudo seria comum, não fosse por um fato: o pai Rodolphe (François Demians), a mãe Gigi (Karin Viard) e o menino Quentin (Luca Gelberg) são surdo-mudos. A única que não tem a deficiência é Paula (Louane Emera), que faz por isso a ligação entre a família e os outros.

"A Família Bélier": um olhar generoso e divertido sobre uma família pra lá de especial


Poster do filme "A Família Bélier"Paula vive um momento especial em sua vida: descobre o dom de cantar, começa a se interessar por um garoto e se torna mulher. Tudo isso ao mesmo tempo em que tem que ajudar o pai na campanha para se tornar prefeito da cidadezinha em que vivem, que corre o risco de ser invadida por indústrias e perder a qualidade de vida. Assim, entre a adolescência e a vida adulta, os amigos, o amor e a família, a segurança do interior e a possibilidade de sucesso na capital divide-se a garota. 

O roteiro tem a felicidade de não ser condescendente em relação aos Bélier; apesar de terem necessidades especiais, não se sentem nem um pouco incapazes de nada. Todos os conflitos e alegrias que vivem são os mesmo da maioria das famílias. Por outro lado, se no início as três histórias correm paralelamente, dando dinamismo à narrativa, no final restringe-se à tentativa de Paula de triunfar como cantora na capital.

Revelada em um concurso de calouros em seu país, Louane Emera tem bom desempenho como protagonista, mas quem brilha mesmo são os veteranos Karin Viard e François Damiens, que fazem um casal adorável, Sua atuação como deficientes auditivos é totalmente convincente, e eles conseguem ótima química juntos.

Por Gilson Carvalho

Nota 6,5


Ficha Técnica

A Família Bélier (La Famille Bélier) – 105 min.
França – 2013
Direção: Eric Lartigau
Roteiro: Eric Lartigau
Elenco: Louane Emera, Karin Viard, François Damiens, Eric Elmosnino, Roxane Duran, Jéròme Kircher

Estreia 25/12

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top