0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Caçada Mortal"
Caçada Mortal começa como mais um thriller costumeiro: em 1991, um policial alcoólatra persegue e mata três assaltantes nas ruas de Nova York. A sequência, bastante violenta, na verdade representa a viradas na vida de Matthew Scudder (Liam Neeson), que deixa a polícia e entra para o AA.

Um salto de oito anos e Scudder é um detetive particular solicitado a desvendar um caso de sequestro. Detalhe: a vítima é a mulher de um traficante de drogas, que não pode, por isso, procurar as forças oficiais de segurança. As investigações levam a uma dupla de  criminosos cruéis, que cometeram vários atos similares. Começa aí uma caçada insana e, a cada avanço, vai aumentando a tensão.

"Caçada Mortal" acerta ao criar clima noir e herói humanizado


Poster do filme "Caçada Mortal"Baseado em romance de Lawrence Block, o roteiro de Frank Scott consegue criar um clima noir, em que pistas são deixadas ao longo do caminho, com o cuidado de não revelar demais, mantendo o suspense do início ao fim. Além disso, acerta ao humanizar o personagem principal que, apesar de suas batalhas, defende alguns valores.

Esse lado humano é ressaltado pelo relacionamento com TJ (Brian “Astro” Bradley), adolescente sem teto que se torna uma espécie de parceiro do agente. Esperto e rápido, o garoto fala um monte de gírias e ridiculariza Scudder pela falta de intimidade com a internet, que naquele momento corria o risco do bug do milênio. Essa e outras referências a fatos locais podem não ser entendidas pela plateia, tirando um pouco do humor, mas não compromete o resultado final.

Isso contrasta e, de certa forma, equilibra o lado pesado, que beira ao horror, já que os assassinos são verdadeiros psicopatas e, embora não sejam mostradas, as atrocidades são sugeridas através dos diálogos que os criminosos mantêm com suas vítimas.  O final ainda traz uma sequência inesperada, em altíssima tensão.

Por Gilson Carvalho

Nota 7,5


Ficha Técnica

Caçada  Mortal (A Walk Among Tombstones) – 114 min.
EUA – 2014
Direção: Scott Frank
Roteiro: Scott Frank, baseado em romance de Lawrence Block
Elenco: Liam Neeson, Dan Stevens, David Harbour, Adam David Thompson, Brian “Astro” Bradley, Ólafur Darri Ólafsson, Laura Birn

Estreia 04/12


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top