0


Compartilhe este conteúdo |

REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo


"Com a palavra, o cinema” é o tema da 14ª. edição do REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que acontece de 24 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro. O objetivo é discutir as relações entre a literatura e a sétima arte. Todas as atividades tem entrada gratuita.

Além das sessões de cinema, haverá conferência, mesas redondas, oficinas e homenagens. Neste ano, o REcine homenageia dois grandes nomes do cinema brasileiro – Nelson Pereira dos Santos e Olney São Paulo – no contexto da temática escolhida para esta edição.

A mostra competitiva terá 20 filmes com pelo menos 40% de imagens de arquivo em seu conteúdo. Já a Mostra Informativa terá uma seleção especial de filmes baseados em obras literárias brasileiras e latino-americanas em sessões ao ar livre, no Arquivo Nacional. Entre elas Grito da terra (Brasil, 1964), de Olney São Paulo, em comemoração aos seus 50 anos de lançamento e Vidas secas (Brasil, 1963), de Nelson Pereira dos Santos

O próprio Nélson Pereira dos Santos participará do evento, na sexta-feira, 28 de novembro, às 17h30, ao lado do crítico José Carlos Avellar e da cineasta Silvia Oroz, na mesa que tem como tema “A Literatura na obra de Nelson Pereira dos Santos”. 

Uma novidade é a Mostra Cine Arte UFF, que levará para Niterói sete produções de Nelson Pereira dos Santos baseadas em obras literárias, de 27 de novembro a 3 de dezembro, às 18h. Na abertura, o diretor participará de um bate-papo com mediação do professor João Luiz Vieira, da Universidade Federal Fluminense.

Mais informações: http://www.recine.com.br/

Serviço 

Arquivo Nacional
Praça da República, 173 - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói – RJ


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no TwitterO Cinema está na Rede e também no Facebook



Postar um comentário

 
Top