0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Os Amigos"
Os Amigos, de Lina Chamie é um filme poético, que pretende desvendar os meandros da alma humana de uma forma delicada. O excesso de referências, a indefinição quanto a suas intenções e as histórias paralelas fazem a boa intenção fracassar.

A rigor, não há uma trama. A narrativa praticamente limita-se a acompanhar um dia de cão na vida do arquiteto Théo (Marco Ricca), que sofre pela morte de seu melhor amigo de infância. Após comparecer ao funeral, ele tenta reunir forças para dar conta dos compromissos diários, como o trabalho no escritório e a compra de um presente de aniversário para o filho de outra amiga, Maju (Dira Paes), que o consola e anima ao telefone, enquanto divide com ele suas próprias angústias e dificuldades de mãe separada de duas crianças.

Ao longo de sua jornada, lembranças da época da infância povoam sua mente, trazendo um agridoce sentimento de nostalgia. Ao mesmo tempo, a vida nervosa da metrópole o assalta, deixando-o na defensiva. A válvula de escape são suas recordações e o contato com crianças, como um menino espertíssimo na loja de brinquedos, os filhos de Maju, e ele próprio e seu amigo Juliano, na memória.

Excesso de ideias deixam "Os Amigos"  confuso e o tiram do seu foco


Poster do filme "Os Amigos"A opção por uma montagem fragmentada, permeada por uma história paralela – a representação da Odisseia, de Homero, por um grupo de meninos e meninas em uma espécie de escola de circo, como uma metáfora para a própria trajetória de Théo, acaba impedindo a concentração na trajetória do personagem principal. Cada vez que a empatia cresce, há uma distração. Os personagens secundários – representados por bons atores subaproveitados como Alice Braga, Caio Blat, Rodrigo Lombardi e Fernando Alves Pinto, também pouco contribuem para dar complexidade ao drama.

A excelente trilha sonora, com músicas clássicas de Saint Saens, Grieg e Britten; a atuação quase sempre afinada de Ricca e Paes, e algumas doces sequências (quando Théo conta histórias para as crianças dormirem, ou ele e Maju constatam o valor da amizade ) e a participação de um adorável cãozinho, não bastam para trazer para a tela as ótimas ideias da diretora e roteirista.

Por Gilson Carvalho
Nota 5


Ficha Técnica

Os Amigos – 89 min.
Brasil - 2014
Direção: Lina Chamie
Roteiro: Lina Chamie 
Elenco: Marco Ricca, Dira Paes, Sandra Corveloni, Alice Braga, Caio Blat, Rodrigo Lombardi, Fernando Silva Pinto

Estreia 27/11


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top