0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme " Nós Somos as Melhores!"
Em Nós Somos as Melhores!, de Lukas Moodysson, duas adolescentes que querem mudar o mundo escolhem o punk para expressar sua inconformidade. O ano é 1982, na Suécia, e amizade e rebeldia são as únicas coisas que salvam as garotas da caretice da vida.

O filme começa mostrando como Bobo (Mira Barkhammar) e Klara (Mira Grosin) se sentem deslocadas em famílias de classe média comum, em Estocolmo. Na escola, as coisas não são melhores. De um lado, meninas fúteis que só se preocupam com a aparência; de outro, professores que não acrescentam absolutamente nada. A saída é montar uma banda punk, mesmo não sabendo tocar nenhum instrumento. Para superar essa pequena dificuldade, elas convocam Hedvig (Liv LeMoyne), uma garota cristã tímida, que toca violão clássico.

"Nós Somos as Melhores" traz energia punk e garotas talentosas


Depois de quase estragar tudo cortando os longos cabelos da nova companheira e sofrer a ameaça da mãe da garota de ter de frequentar a igreja, conseguem montar o grupo. O desafio passa a ser então, aprenderem o suficiente para se apresentar em público em uma cidade próxima. No repertório, uma única canção: Hate the Sport.

Apesar de serem grandes amigas e terem um objetivo, elas enfrentam alguns conflitos típicos da adolescência. Bobo é introspectiva e sensível, enquanto Klara é explosiva e impulsiva. Hedvig serve para equilibrar a dinâmica, mas quando surge um garoto entre elas, a amizade sofre abalos. O show resgata a união, apesar de não ter saído exatamente como planejado.

A narrativa é ágil e direta, pontuada por música punk sueca. O roteiro inclui alguns momentos mais intimistas, protagonizado por Bobo, que sofre com insegurança devido a sua aparência algo andrógina. O que se sobressai, no entanto, além da energia natural da idade, é o talento das meninas. Elas seguram o filme do começo ao fim, com naturalidade e aquela segurança de quem não tem nada a perder. Nada mais punk. 

Por Gilson Carvalho

Nota 7,5


Ficha Técnica

Nós Somos as Melhores! (Vi Är Bäst!) – 102 min.
Suécia Dinamarca – 2014
Direção: Lukas Moodysson
Roteiro: Lukas Moodysson
Elenco: Mira Barkhammar, Mira Grosin, Liv LeMoyne, Anna Rydgren, Johan Liljemark, Mattias Wiberg, Jonathan Salomonsson, Charlie Falk, David Dencik

Estreia 20/11

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top