0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Jogos Vorazes – A Esperança – Parte I"
O começo do fim da franquia mais bem sucedida dos últimos anos marca uma mudança de rumo: sai a batalha pela sobrevivência e entra uma disputa por corações e mentes. Em Jogos Vorazes – A Esperança – Parte I, a distopia futurista se parece mais com o presente – e a fantasia faz falta.

Desta vez, a guerra é midiática, com a transformação de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) no símbolo da resistência contra o poder absoluto e brutal da Capital. Para isso, a presidente dos rebeldes Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) contratam uma equipe para construir a imagem da heroína e obter a adesão de todos os distritos.

"Jogos Vorazes - A Esperança - Parte I" é o começo do fim da franquia, mas perde em emoção


Poster do filme "Jogos Vorazes – A Esperança – Parte I"A princípio contrária à ideia, Katniss é convencida a entrar no jogo por Effie (Elizabeth Banks) e Haymitch (Woody Harrelson), que desertaram da Capital e se juntaram aos rebeldes, assim como Heavensbee.  Como não consegue atuar, Katniss é enviada a um dos locais mais devastados, o que a deixa ainda mais convicta. O Presidente Coriolanus Snow (Donald Sutherland) usa Peeta (Josh Hutcherson) para manipular a moça, que fica dividida por achar que sua participação pode causar a morte do antigo parceiro dos jogos.

Com um ritmo mais lento e menos ação que as partes anteriores, A Esperança concentra-se mais nas emoções da protagonista que, de modo geral, dá conta do recado sem dificuldade. Nesse aspecto está também a maior originalidade da trama: Katniss não deixa de ser feminina e nem contraditaria para ser heroína.

Com isso, a participação dos outros atores é menor, deixando, porém, a possibilidade de terem mais espaço na segunda e última parte, principalmente o triângulo entre Peeta, Katniss e Gale (Liam Hemsworth).  O final aberto contribui para a sensação de incompletude - a conclusão só chega em 2015. Por essas características, a produção,  que é tecnicamente bem realizada, causa menos impacto que as anteriores. Esperemos que o final compense.

Por Gilson Carvalho

Nota 8


Ficha Técnica

Jogos Vorazes – A Esperança - Parte 1 – (The Hunger Games Mockingjay – Part 1) – 123 min.
EUA – 2014
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Suzanne Collins
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Julianne Moore, Philip Seymour Hoffman, Elizabeth Banks, Woody Harrelson, Donald Sutherland, Jeffrey Wright, Stanley Tucci. 


Estreia: 20/11


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top