0

Compartilhe este conteúdo |


Dia Internacional da Animação
Nesta terça-feira, 28 de outubro, o Dia Internacional da Animação (DIA) será  comemorado em mais de 230 cidades do Brasil, revelando novos e já consagrados nomes da animação nacional e do mundo. Neste ano, mais de 100 curtas-metragens de vários estados do país foram inscritos para o evento, que comemora a primeira projeção pública de imagens animadas, por Émile Reynaud, em 1892, em Paris. 

Criado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA0, o evento acontece em 51 países dos cinco continentes, entre os quais Estados Unidos, França, Portugal, Canadá, Estônia, Romênia, Camarões, Rússia, Egito, Bulgária, Austrália, África do Sul e Coréia do Sul. No Brasil, a organização é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e chega este ano à 11ª edição.

Apesar de ter uma mostra infantil, o Dia Internacional da Animação é essencialmente uma atração para os adultos. O objetivo é difundir o cinema de animação no país, formando plateia e revelando novos talentos. A entrada é gratuita.

Foram selecionados 30 curtas para as mostras Nacional, Internacional e Infantil. Completando a lista de filmes nacionais e, com o objetivo de resgatar a história do cinema de animação brasileiro, a coordenação de júri selecionou o filme Frivolitá (1930), de Luiz Seel, que abrirá o programa brasileiro.

Frivolitá conta a história de uma mocinha que, querendo dormir até mais tarde, tem de enfrentar o despertador, o gramofone e um bando de gatos. Apesar de ter sido produzido há 84 anos, o curta é inédito no DIA. Esta será a primeira exibição pública do curta após sete décadas desaparecido. Restaurado no ano passado e com apenas três minutos, foi animado em técnica tradicional 2D, desenhado no papel e finalizado em acetato, filmado com truca, montado na moviola e finalizado em película. 

O evento traz ainda, uma Mostra Ambiental online no site oficial, para despertar o interesse pela preservação do meio ambiente. Cada cidade também tem liberdade para oferecer oficinas criativas e fazer suas mostras.

O DIA traz um panorama da animação brasileira, apresentando não só curtas-metragens de diferentes locais do Brasil, como também produções que utilizam diferentes técnicas de animação, como massinha de modelar, desenho a mão, stop motion de objetos, computação gráfica 2D, animação direto na película e animação de areia.

Informações sobre locais de exibição, oficinas, mostras, horários e assistir à Mostra Ambiental: www.diadanimacao.com.br


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top