1

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Relatos Selvagens"
Os argentinos estão à beira de um ataque de nervos. Assolados há mais de uma década por problemas econômicos e sociais (e ainda perderam a Copa do Mundo para a Alemanha...), pelo menos no cinema estão batendo um bolão. Em Relatos Selvagens, esse momento é muito bem captado e ficcionalizado por Damián Szifron, diretor, roteirista e montador desta comédia de humor negro, que apesar de estampar um estilo muito pessoal, não deixa de acenar ao grande público.

Escalado para abrir a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano, o longa é formado por seis curtas de aproximadamente vinte minutos cada, focalizando situações bastante corriqueiras, tendo como ponto em comum duas questões: a situação limite e a consequente vingança. Há o engenheiro cujo carro é repetidamente rebocado sem razão; a noiva que descobre ter sido traída no casamento; os motoristas que brigam por bobagem numa estrada deserta, entre outras.

"Relatos Selvagens", ou como transformar uma crise em um excelente filme 


Poster do filme "Relatos Selvagens"Apesar de ter uma certa previsibilidade, principalmente depois que se percebe o padrão temático, o modo como cada episódio é encenado surpreende e encanta. Isso porque há toda uma elaboração de roteiro e mise en scene que permite a construção de uma situação dramática completa, a despeito da duração reduzida. Um grande acerto é não psicologizar demais nem tentar fazer um estudo sociológico; pelo contrário, as histórias são contadas de maneira simples e direta, valendo-se de elementos como suspense, drama e humor intercalados que trabalham para pressionar e relaxar a audiência de maneira eficiente.

Produzido por Pedro Almodóvar e com trilha sonora de Gustavo Santaolalla, Relatos Selvagens é uma super-produção, no melhor sentido da palavra. Tem um numeroso e ótimo elenco, capitaneado por Ricardo Darín, maior nome do cinema argentino na atualidade; cenários variados, muito deles locações, trabalho de câmera criativo e, principalmente, histórias interessantes e muito bem contadas. O resultado é uma verdadeira goleada.

Por Gilson Carvalho

Nota 9




Ficha Técnica

Relatos Selvagens (Relatos Salvajes) – 122 min.
Argentina, Espanha - 2014
Direção: Damián Szifron
Roteiro: Damián Szifron
Elenco: Ricardo Darín, Rita Cortese, Dario Grandinetti, Leonardo Sbaraglia, Julieta Zilberberg, Érica Rivas, Osmar Núñez, Oscar Martinez, Maria Onetto, Nancy Dupláa

Estreia: 23/10

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

  1. Achei interessante o filme, algum sucesso do ano passado. Em particular, eu amo Leonardo Sbaraglia, um excelente ator, que atualmente estrela O Hipnotizador.

    ResponderExcluir

 
Top