0

Compartilhe este conteúdo |.

Cena do filme "!Livrai-nos do Mal"O nome do filme – uma frase retirada da oração “Pai Nosso” dá a pista sobre o gênero: terror. Mais especificamente, sobre a luta de um homem cético para debelar uma força maligna que a princípio ele se recusa a reconhecer. E aí está a novidade: Livrai-nos do Mal é um filme policial que evolui para uma história de exorcismo.

Ralph Sarchie (Eric Bana), agente de polícia em Nova York, se vê  às voltas com uma série de crimes misteriosos: mães que atiram seus filhos aos leões, ex-soldados agindo com grande brutalidade, bebês encontrados em latas de lixo. Tudo aponta para casos de possessão demoníaca, a despeito da inicial descrença do estressado policial.  

"Livrai-nos do Mal": possessão demoníaca sob a ótica de um policial cético


O diretor Scott Derrickson tem certa experiência com produções que abordam o fantástico: realizou O Exorcismo de Emily Rose (2005) e A Entidade (2012), alcançando resultados irregulares. De toda forma, garantiu a ele domínio sobre as convenções do gênero, que ele tenta subverter, nem sempre com sucesso. O uso excessivo dos efeitos sonoros, por exemplo, em certos momentos chega à saturação. A trilha sonora também é usada de modo convencional, apenas para reforçar as cenas de susto, geralmente boas, apesar disso.  Mas a narrativa um pouco arrastada e aparentemente sem direção dispersa o suspense.

O protagonista Eric Bana, cujo personagem passa por uma grande transformação – de policial frio e incrédulo, que precisa ver para crer a um homem espiritualizado e temente, dá conta do recado, assim como seu parceiro na perseguição aos demônios, Edgar Ramirez que faz Padre Mendoza, um religioso latino e especialista em exorcismo com uma caracterização alternativa, se veste como um astro pop, fuma e bebe. Uma nova abordagem, sem dúvida, mas que pode dar saudade dos padres e filmes à moda antiga.

Por Gilson Carvalho

Nota 5,5


Ficha Técnica

Livrai-nos do Mal (Deliver Us From Evil) – 119 min.
EUA – 2014
Direçao: Scott Derrickson
Roteiro: Paul Harris Boardman, Scott Derrickson
Elenco: Eric Bana, Edgar Ramirez, Olivia Munn, Joel McHale, Chris Coy, Dorian Missick, Sean Harris.

Estreia: 18 09

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top