0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Amores Inversos"Solidão, distanciamento e abandono condicionam a vida de Johanna Parry, personagem central de Amores Inversos, drama baseado em conto da escritora canadense Alice Munro, ganhadora do Nobel de Literatura de 2013. Embora não sejam mostrados, esses sentimentos são adivinhados graças à extraordinária interpretação da protagonista, Kristen Wiig.

Depois da morte de uma senhora de quem cuidava, Johanna (Wiig) consegue trabalho como governanta na casa do Sr. McCauly (Nick Nolte), onde também vive sua neta adolescente Sabitha (Hailee Steinfeld) desde a morte da mãe em um acidente causado pelo próprio pai, Ken (Guy Pearce). Discreta e metódica a ponto de se tornar invisível, ainda assim involuntariamente Johanna incomoda Sabitha e sua amiga Edith (Sami Gayle) por suas roupas conservadoras e ar desamparado. 

Por acaso Johanna conhece Ken, que a convida para comer hambúrgueres com a filha e agradece, sem qualquer segunda intenção, dizendo “obrigado, linda.”. Isso desperta um novo sentimento em Johanna que, aparentemente nunca havia sido vista como uma pessoa interessante. Por cortesia, ela responde um bilhete de Ken agradecendo o cuidado com sua filha.

"Amores Inversos" mostra seres solitários aproximados por uma brincadeira cruel


Poster do filme "Amores Inversos"Sabitha e sua amiga Edith (Sami Gayle) decidem se divertir de modo cruel, se fazendo passando por Ken, e começam uma troca de e-mails cada vez mais românticos com a desavisada Johanna. Não acostumada a ser amada, a princípio ela não sabe o que fazer. Pouco a pouco, porém, cria um plano em sua mente e o realiza.

O tom geral do drama é dado pela interpretação contida e silenciosa de Wiig, que incorpora como poucas o personagem. Seus sentimentos são interiorizados e apenas em poucos momentos ela deixa escapar alguma reação, geralmente de modo não verbal, mas por gestos breves. É emocionante, por exemplo, observar seu olhar quando experimenta um vestido que a deixa mais bonita e sexy, sensações que ela jamais havia sentido.

Guy Pearce constrói um homem quase destruído que tem consciência de seus erros, mas que guarda um pouco de humanidade. O encontro entre Johanna e Ken, por mais improvável que pareça, é tocante por se tratar de dois seres completamente sozinhos no mundo e que juntos talvez tenham uma nova chance. A direção firme de Liza Johnson, a fotografia e o vestuário também são destaques. 

Por Gilson Carvalho

Nota 7



Ficha Técnica

Amores Inversos (Hateship Loveship) – 102 min.
EUA – 2014
Diretor: Liza Johnson
Roteiro: Mark Poinier, baseado em conto de Alice Munro
Elenco: Kristen Wiig, Guy Pearce, Hailee Steinfeld, Nick Nolte, Christine Lahti, Jennifer Jason Leigh, Sami Gayle.

Estreia 28/08

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top