0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Chef"Chef é um projeto pessoal de Jon Favreau, que escreveu, produziu, dirigiu e protagoniza o longa. Uma homenagem a uma atividade muito em voga atualmente - a culinária, mas também um tributo à arte, que pode ser aplicada ainda ao cinema, já que Favreau alterna blockbusters com filmes autorais.

Um chef renomado da Califórnia, Carl Casper (Favreau) deseja dar vazão a sua criatividade e oferecer novos pratos aos seus clientes, mas o proprietário do restaurante (Dustin Hoffman) prefere não mexer em time que está ganhando e o proíbe de por em prática suas inovações. Uma crítica negativa de um blogueiro provoca nele um acesso de raiva e ele pede demissão.

Sem emprego, sozinho e sem perspectiva, ele precisa se reinventar. A solução para recomeçar é fazer fast food em um trailer oferecido por sua ex-mulher Inez (Sofia Vergara) que também o introduz na rica cultura cubano-americana, já que é em Miami que ele começa seu novo empreendimento. É também a chance de se aproximar do filho Percy (Emjay Anthony). Para completar, seu antigo colaborador no restaurante, Martin (John Leguizamo), também deixa o antigo emprego e se junta a eles.

"Chef": elogio à arte numa fórmula já bastante conhecida


Poster do filme "Chef"
A partir daí o filme vira um road movie, com o trio passando pela Flórida, Nova Orleans e Texas, sempre com muito sucesso e incorporando, a cada parada, delícias de cada lugar.  O mais interessante, porém, é a intimidade do garoto com as diversas redes sociais. Aliás, Chef  incorpora essas novas mídias de maneira muito esperta -  a postagem do ataque de nervos que ele tem quando encontra o crítico se torna viral e as fotos e videos que o menino produz formam um belo álbum de memórias.

Outro ponto interessante é a participação de diversos astros em pequenos papéis, como Hoffman, Scarlett Johansson – que faz a maitre do restaurante, Oliver Platt (o crítico) e Robert Downey Jr, ex-marido da ex-mulher de Casper. Presenças que são, sem dúvida, uma demonstração de amizade a Favreau, já que os papéis nada acrescentam às suas carreiras, mas que emprestam um certo charme à produção.

Por outro lado, a questão da reconstrução dos laços familiares já foi enfocada em milhares de filmes e o final é totalmente previsível. E a viagem através do país, embora agradável, é repetitiva. No entanto, a previsibilidade e a duração excessiva não tiram o prazer de degustar o filme, embora não se possa dizer que seja uma iguaria de primeira. Chef é fast food, mas com um toque a mais. 

Por Gilson Carvalho

Nota 7



Ficha Técnica

Chef – 115 min.
Diretor: Jon Favreau
Roteiro: Jon Favreau
Elenco: Jon Favreau, Emjay Anthony, Sofia Vergara, John Leguizamo, Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, Oliver Platt, Bobby Cannavale, Amy Sedaris, Robert Downey Jr. 

Estreia: 14/08


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top