0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Um Cão Andaluz"
A mostra Surrealismo e Vanguarda ocupa o cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro de 23 de julho a 11 de agosto, trazendo alguns dos mais importantes nomes do gênero, tais como Luis Buñuel, René Clair, Germaine Dulac e Marcel Duchamp, entre outros. São mais de 50 títulos, entre curtas e longas metragens, que vão oferecer ao público, ao lado da exposição de Salvador Dali, a oportunidade de se aprofundar no movimento surrealista.

Ao longo de três semanas, serão exibidos filmes que formam um painel do movimento artístico que marcou  o período de 1920 a 1930, além de ter influenciado gerações subsequentes, até mesmo após a Segunda Guerra Mundial.

Entre os filmes do período do surrealismo (1920 a 1930) serão apresentados Entr’acte (1924), colaboração entre René Clair e Francis Picabia; Le Coquille et le Clergymen (1927), de Germaine Dulac; Le Retour à la Raison (1923), Le Etoile de Mer (1928) e Les Chutes des Mystères du Chatêau do Dé (1929), de Man Ray; Anemic Cinema (1925), de Marcel Duchamp; além de A Idade de Ouro (1930), de Buñuel.

No entanto, a influência atravessou gerações e continentes, e isso também é contemplado nesta mostra com a exibição de filmes como com Meshes of Afternoon (1943), At Land (1944) e Ritual in Transfigured Time (1946), de Maya Deren e nos curtas-metragens experimentais de Joseph Cornell (Rose Hobart), James Broughton (The Bed, The Cage) e Sidney Peterson (The Petrified Dog, The Potted Psalm).

Também na programação um debate sobre o assunto, com os críticos de cinema Luiz Fernando Gallego e Cristiana Miranda. Será no dia 8 de agosto, às 19h. 

Programação: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/surrealismo-e-vanguardas/

Serviço

Mostra Surrealismo e Vanguarda

23 de julho a 11 de agosto
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro – RJ

R$ 4 e  R$ 2 (meia)

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top