0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Sem Evidências"
Preconceito, intolerância, fanatismo e uma investigação policial falha, elementos que redundaram em um dos mais escandalosos casos de erro judicial dos Estados Unidos, são o tema de Sem Evidências, thriller criminal dirigido pelo canadense Atom Egoyan e estrelado por Colin Firth e Reese Witherspoon. 

Baseado em um conhecido caso real, o filme recria o julgamento de três adolescentes condenados por assassinar três meninos de 8 anos em West Memphis, Estados Unidos, em 1993.  A questão é que os acusados, que foram apontados como autores do crime só porque gostavam de heavy metal, usavam roupas pretas e tinham interesse por ocultismo, até o fim se diziam inocentes. As provas que a promotoria apresentou eram todas circunstanciais e eventos importantes, como um homem visto coberto de sangue no banheiro de um restaurante no mesmo dia do desaparecimento dos garotos, sequer foi investigado. 

Não convencido da culpa dos rapazes, o  investigador particular Ron Lax (Firth) decide empreender uma busca por provas e acaba expondo a série de erros da polícia e da justiça. Outro personagem de destaque é Pam Hobbs (Whiterspoon), mãe de um dos meninos assassinados, que inicialmente parece segura do trabalho da polícia, pouco a pouco começa a duvidar das provas apresentadas. 

Homicídio triplo e erro judicial são recontados por Atom Egoyan em "Sem Evidências"


Poster do filme "Sem Evidências"Apesar do rico material de que dispunham – já foram produzidos quatro documentários, além do livro que tem o mesmo título – Devil's Knot, ou Nó do Diabo, em tradução livre, sem esquecer milhares de horas de noticiário de TV e de matérias jornalísticas, os roteiristas Paul Harris Boardman e Scott Derrickson, não se aprofundam, apenas colocando os fatos conhecidos, deixando que o espectador tire suas próprias conclusões. Decisão louvável, caso a dúvida sobre a legitimidade do julgamento já não tivesse sido posta em dúvida diversas outras vezes. 

Excelentes atores como Firth e Witherspoon não têm oportunidade de desenvolver um trabalho mais denso porque seus personagens são apresentados de forma superficial e fragmentada. Pam Hobbs, por exemplo, começa a suspeitar de outras pessoas, mas isso quase não é mostrado. De Ron Lax é esboçada a vida amorosa de Ron Lax, informação sem qualquer relevância para a trama. 

No final, Sem Evidências  não se mostra contundente na defesa dos supostamente inocentes rapazes, nem no questionamento da ineficiência – para dizer o mínimo,  da polícia, nem no impacto que um evento desse tipo tem sobre uma pequena e conservadora comunidade do sul dos Estados Unidos. Como muitas séries de TV, o filme é apenas um thriller de tribunal sem grande brilho e nem novidade. 

Por Gilson Carvalho

Nota 5



Ficha Técnica

Sem Evidências (Devi'ls Knot) – 114 min.
EUA – 2012
Direção: Atom Egoyan 
Roteiro: Paul Harris Boardman e Scott Derrickson , baseado em livro de Mara Leveritt 
Elenco: Colin Firth, Reese Witherspoon, Dane DeHaan, Mireille Enos, Kevin Durand, Elias Koteas, Stephen Moyer, Amy Ryan, Alessandro Nivola, Bruce Greenwood. 


Estreia: 24/07



O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top