0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "O Grande Hotel Budapeste"
O Grande Hotel Budapeste é uma típica obra do diretor norte-americano Wes Anderson: original, espirituosa, mordaz, requintada visualmente. E ainda conta com um elenco espetacular, que tem, entre outros, Ralph Fiennes, Jude Law, F. Murray Abraham, Edward Norton, Mathieu Amalric e Tilda Swinton. O filme foi lançado no Festival de Berlim, onde o diretor ganhou o prêmio do júri, o Urso de Prata. 

Em  Zubrowka, fictícia república do leste europeu, o Grande Hotel Budapeste é cenário de grandes aventuras vividas pelo concierge Gustave H (Fiennes). Fino, elegante, discreto e  extremamente profissional, ele é o guardião de tradições que pouco a pouco foram sendo esquecidas e deixadas de lado. Além de zelar pelo grandioso hotel, cuida dos hospédes com total dedicação, especialmente das hóspedes, geralmente idosas, ricas e carentes. Uma delas, Madame D (Tilda Swinton, irreconhecível) lhe deixa como herança uma valiosa pintura, que causa descontentamento  no seu filho Dmitri (Adrien Brody), que apela para o truculento Jopling (Willem Dafoe) para recuperar o quadro. Com Zero Moustafa (Tony Revolori), empregado em período de experiência no hotel, que acabou tornando-se seu amigo e cúmplice, Gustave enfrenta militares, prisão, criminosos, tudo sem perder a classe. 

"O Grande Hotel Budapeste" tem o requinte e a criatividade das obras de Wes Anderson


Cena do filme "O Grande Hotel Budapeste"
E é exatamente através do seu fiel escudeiro Moustafa (Abraham), já idoso, na década de 60, que conhecemos as peripécias que viveu, ainda na década de 30, quando era um jovem e inexperiente aprendiz no hotel, ao lado do peculiar Mr. Gustave H. Quem ouve a história é um escritor (Law), baseado em Stefan Zweig, autor da obra em que Anderson se baseou para escrever o interessante suspense. 

A intrincada histórica, digna de Agatha Christie, torna-se divertida pela habilidade do diretor, que monta uma narrativa rápida e fluida, apesar da profusão de detalhes e personagens. Aliás, um dos grandes baratos do filme é  tentar identificar cada um dos grandes astros que fazem parte do elenco.  Isso sem mencionar aqueles que fazem participações especiais, como Bill Murray, Harvey Keitel, Owen Wilson, Tom Wilkinson, Jason Schwartzman e Lea Seydoux, entre outros. A cenografia, o vestuário, a direção de arte,  a trilha sonora, tudo funciona de modo harmônico, instigante, irônico. Uma obra típica de Wes Anderson. 

Por Gilson Carvalho

Nota 8,5



Ficha Técnica

O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel) – 100 min.
EUA – 2014
Diretor: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson, inspirado na obra de Stefan Zweig
Elenco: Ralph Fiennes, Tlnony Revolori, Adrien Brody, Tilda Swinton, Willem Dafoe, Mathieu Amalric, Saoirse Ronan, Jeff Goldblum, Jason Schwartzman, Tom Wilkinson

Estreia: 03/07


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top