0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Jersey Boys - Em Busca da Música"
Os Four Seasons, um dos grupos vocais de maior sucesso nos anos 1960, tem sua trajetória narrada em Jersey Boys – Em Busca da Música, novo filme de Clint Eastwood, que em seus últimos trabalhos dedica-se a recontar a história americana, a partir do ponto de vista daqueles que partiram de uma posição modesta até atingir o estrelato, para então descobrir que conquistar o sonho americano inclui sangue, suor e lágrimas. 

Adaptação do espetáculo da Broadway de mesmo nome, a rigor a produção não é um musical, mas um drama biográfico em que a música tem uma enorme importância por se tratar da carreira de um grupo que teve consagradas diversas de suas canções, tais como Sherry, Big Girls Don't Cry, Walk Like a Man e da do cantor de clássicos como  Can't Take My Eyes Off You e My Eyes Adored You, entre outros.

Terno e melancólico, "Jersey Boys" mostra a trajetória dos Four Seasons


Terno e melancólico, Jersey Boys começa em 1951, quando ainda adolescente, o aprendiz de barbeiro e cantor amador Frankie Valli (batizado Francesco Stephen Castelluccio) inicia sua carreira ao lado de outros jovens filhos de imigrantes italianos, que sequer imaginavam que chegariam ao sucesso, e só desejavam escapar da vida difícil em Belleville, próximo a Nova York. A busca por um lugar ao sol, quando tocavam em qualquer lugar, as dificuldades para conseguir gravar seu primeiro disco, os relacionamentos por vezes conturbado, a glória e a decadência estão na história, em que sobressai a incrível persistência e a lealdade à família e o respeito às suas origens. 

Poster do filme "Jersey Boys - Em Busca da Música"O elenco é excelente, com destaque para John Lloyd Young, único trazido do espetáculo teatral. Young consegue emular com perfeição a voz aguda e melodiosa de Valli. Assim como no grupo original, os outros três atores -  Vincent Piazza,  Erich Bergen e Johnny Cannizzaro, compõem uma moldura perfeita para o talento do protagonista. Christopher Walken, no papel de um sentimental chefe mafioso, mais uma vez mostra que ser ele mesmo sempre dá certo. 

Outro ótimo elemento é a direção de arte, com uma primorosa reconstituição de época, auxiliado pelo vestuário. A fotografia começa suave e vai se tornando mais brilhante à medida que o tempo avança. Suaves e bem dosadas panorâmicas dão fluidez à narrativa. Por outro lado, não há referência à cena musical, que teve entre outros a revolução chamada The Beatles, e sente-se uma acentuada queda no ritmo, e consequentemente no interesse, na segunda parte do filme, quando o grupo fica em segundo plano e o foco se volta para os dramas pessoais de Valli que, devido às exigências da carreira artística, acaba testemunhando a desintegração de sua família e muitos dos seus sonhos se desmoronarem. No final, a consagração com a inclusão no Hall da Fama e a reunião do Four Seasons coroa a longa e exitosa carreira. O melhor porém, vem quando sobem os créditos. 

Por Gilson Carvalho

Nota 8,5




Ficha Técnica

Jersey Boys - Em Busca da Música (Jersey Boys) – min.
EUA 2014
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Marshall Brickman
Elenco: John Lloyd Young, Vincent Piazza, Christopher Walken, Erich Bergen, Johnny Cannizzaro, Kathrine Narducci, Freya Tingly, Erika Piccininni 

Estreia: 26/06

Compartilhe este conteúdo 

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top