0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "A Grande Escolha"
Futebol é uma paixão dos americanos. Não o nosso, que eles chamam de soccer, mas aquele jogado com as mãos. É também um grande negócio, que movimenta bilhões. E é esse duplo caráter que A Grande Escolha mostra. Os jogos, gols, torcidas não têm vez nesse drama dirigido por Ivan Reitman, e estrelado por Kevin Costner e Jennifer Garner.

Toda a ação transcorre em um único dia, o draft day, quando as equipes escolhem seus novos jogadores entre os universitários de maior potencial. O evento -  uma espécie de leilão, acontece  no Madison Square Garden, em Nova Iorque e é transmitido pela TV para todo o país, com grande audiência. Sonny Weaver Jr (Costner), gerente do Cleveland Browns, principal time da Liga Nacional de Futebol (NFL em inglês), é o responsável pela escolha. E ele usa de diversas artimanhas para conseguir os jogadores que deseja. No meio disso tudo, tem uma relação mal-resolvida com sua assistente, Ali (Garner) e problemas com a mãe e a ex-mulher.

"A Grande Escolha": futebol como pano de fundo para questões como tomadas de decisão e conseqüências


Poster do filme "A Grande Escolha"Não é preciso conhecer as regras do futebol americano para entender o filme, que tem uma estrutura narrativa clara e dinâmica. Além disso, há boas atuações do elenco, com destaque para Costner, que apesar de ter atuado em Homem de Aço (2013) e Jack Ryan (2014), há muito não protagonizava um filme. Lamentavelmente não há nenhuma sequência de jogo, o que talvez causasse mais empatia.

Na verdade, A Grande Escolha não é sobre esporte, mas sobre como um homem precisa ter firmeza para fazer suas escolhas e lidar com as conseqüências. Isso se aplica à vida profissional, que nesse caso consiste em administrar egos e expectativas de uma grande equipe esportiva, e à vida pessoal, como questões amorosas e familiares.

Fica patente mais uma vez, a grande capacidade americana de transformar tudo em espetáculo e o filme capta bem isso, realidade bem diferente da nossa. De qualquer modo, quiçá sirva de sugestão aos cartolas tupiniquins para melhorar a organização do nosso futebol. A esperança é a última que morre.

Por Gilson Carvalho

Nota 7


Ficha Técnica

A Grande Escolha (Draft Day) – 109 min.
EUA – 2104
Direção: Ivan Reitman
Roteiro: Scott Rothman, Rajiv Joseph
Elenco: Kevin Costner, Jennifer Garner, Denis Leary, Frank Langella, Chadwick Boseman, Josh Pence, Tom Welling, Ellen Burstyn, Sean Combs.


Estreia: 22/05


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top