0

Compartilhe este conteúdo |
 
5 CINEfoot Em tempos de Copa do Mundo, um ótimo programa é ir ao cinema. A quinta edição do CINEfoot, de 22 a 27 de maio, vai ocupar diversas salas de exibição do Rio de Janeiro, seguindo depois para São Paulo (29 de maio a 3 de junho) e Belo Horizonte (30 de maio a 4 de junho). 

Serão apresentados 79 filmes, entre curtas e longas-metragens, além de debates e homenagens a personalidades do mundo do futebol. A quantidade de produções nacionais em competição supera a das estrangeiras: são 12 longas brasileiros e, contra quatro internacionais. Na mostra de curtas, são 12 contra dez. 

Um dos destaques é o uruguaio Maracanã, o filme, de Andrés Varela e Sebastián Bednarik,  que narra a derrota do Brasil na final da Copa de 1950, Lançado em março no Estádio Centenário, em Montevidéu, atraiu 10 mil pessoas. 

Outro é Futebol total, de Oswaldo Caldeira e Carlos Leonam, produzido para festejar o esperado triunfo da seleção brasileiro na Copa da Alemanha, em 1974, vencida pelo país sede. No fim, o documentário sofreu uma reformulação total e passou a mostrar as razões da derrota brasileira. 

Estarão presentes ao festival os realizadores alemães Farid Eslam e Olli Waldhauer, de Istambul United, que registraram os protestos na Praça Taksim, em Istambul, que representou uma improvável união entre as torcidas dos três principais times do país, Besiktas, Fenerbahçe e Galatasaray contra o governo do primeiro ministro Recep Tayyip Erdogan.

sobre a inesperada união entre as torcidas dos três principais times da Turquia. Conhecidos pela rivalidade mútua, eles formaram uma aliança durante os protestos contra o primeiro-ministro Tayyip Erdogan, em junho de 2013.

A expectativa é receber um público de cerca de 10 mil pessoas nas três cidades onde a mostra será apresentada. O público poderá eleger os melhores curta e longa-metragem, que serão anunciados no final do evento. 

Durante a Copa, o festival irá às cidades sedes do torneio, sendo exibido em cinemas e espaços culturais. Todas as sessões são gratuitas. 

Serviço

5. CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol

Rio de Janeiro - 22 a 27/05
São Paulo - 29/05 a 03/06
Belo Horizonte -  30/05 a 04/06

Rio
Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, nº 316, Botafogo)
Centro Cultural Justiça Federal – CCJF (Av. Rio Branco, 241 – Centro)
Cine Santa (Largo dos Guimarães, 136 – Santa Teresa)
Biblioteca Parque de Manguinhos | Cine Manguinhos
(Av. Dom Helder Câmara, 1184 – Benfica)
Fundição Progresso| Cineclube Digital (Rua dos Arcos, 24 – Lapa)
Ponto Cine (Estrada Camboatá, 2300 – Guadalupe)
Aliança Francesa (Rua Muniz Barreto, 730 – Botafogo)
Aliança Francesa (Rua Andrade Neves, 315 - Tijuca)

SP
Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/nº – Estádio do Pacaembu)
Espaço Itaú de Cinema Augusta (Rua Augusta, 1.475 e 1.470 – Consolação)
Centro Cultural São Paulo – CCSP (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso)

BH
Cineart Ponteio Lar Shopping (Rodovia BR 356, nº 2.500)
Cine Belas Artes Belo Horizonte (Rua Gonçalves Dias, 1581)
Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, s/n)
Oi Futuro (Avenida Afonso Pena, 4.001)
Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, s/n)


http://www.cinefoot.org/

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top