0

Compartilhe este conteúdo |




Cena do filme "O Grande Mestre"Em O Grande Mestre, a arte marcial é questionada e elevada a um novo patamar em mais uma cinebiografia de Ip Man (Tony Chiu Wai Leung), o homem responsável por manter o legado do Kung Fu e ser o mentor de Bruce Lee, diante de uma China dividida e dominada pela invasão japonesa na década de 1930 - tema bem explorado em outro drama épico protagonizado por Christian Bale, em Flores do Oriente (2011).

Dirigido e roteirizado por Wong Kar Wai autor de Amor à Flor da Pele (2000), (em quem trabalhou o ator Tony Chiu) e da co-produção franco-chinesa Um Beijo Roubado (2007); o filme reflete sobre o uso da violência nas artes marciais, ao utilizar a hipótese: será que o “o último homem em pé” após um duelo é digno de ser chamado de vencedor?

Com muita ação, “O Grande Mestre” reconta a história do Kung Fu


Poster do filme "O Grande Mestre"Diante de uma premissa diferenciada de outras histórias de Ip Man, como a produção homônima feita em 2008, o longa oferece algo inédito a esta saga lendária. Na trama, Ip Man tem que fazer valer palavras como honra e dignidade para conseguir o Wing Chun (técnica usada com a mão através de 64 golpes) de uma dinastia decadente, cuja única pessoa que a conhece, depois da morte de seu pai, é Gong Er (Zhang Ziyi).

Tecnicamente, O Grande Mestre é deslumbrante nas cenas de luta. Notadamente, o movimento de câmera em slow motion lembra O Tigre e o Dragão (2000) e o Clã das Adagas Voadoras(2004), títulos em que coincidentemente a atriz Zhang Ziyi atua. Além de uma direção de fotografia caprichada pelo francês Philippe Le Sourd, que lhe rendeu a indicação ao Oscar de 2014.

Aparentemente sem se preocupar muito com o quesito textual, o longa de Wong KarWai exagera no uso de flashbacks. A incessante busca em retornar ao passado diante de uma história linear, além de deflagrar lacunas no roteiro e frear o ritmo narrativo acelerado, torna o relato demasiadamente explicativo. Contudo, O Grande Mestre se sobressai tecnicamente.



Nota: 7


Ficha Técnica

O Grande Mestre (Yi dai zongshi) - 108 min
China – 2013
Direção: Wong Kar Wai
Roteiro: Wong Kar Wai
Elenco: Tony Chiu Wai Leung, Chang Chen, Zhang Ziyi e Hye-Kyo Song

Estreia: 17/04


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top