0

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Florbela"A cinebiografia Florbela não é sobre a grande poeta portuguesa, mas sobre a mulher. Não que se possa dissociar uma da outra, mas o roteirista e diretor Vicente Alves do Ó optou por focar seu segundo longa metragem na vida romântica, familiar e doméstica da artista, deixando sua poesia completamente de fora. O paradoxal é que ainda assim o autor não se aprofunda em questões controversas (pelo menos para a época) como sua movimentada vida sexual e a relação quase incestuosa com o irmão.

Casada pela terceira vez, desta vez com o médico Mário Lage (Albano Jerónimo), Florbela Espanca (Dalila Carmo) muda-se para Matosinhos, uma pequena cidade no litoral norte de Portugal. Apesar de já ser uma poeta consagrada, tenta ser apenas esposa e dona-de-casa, contriariando sua própria natureza inquieta. Os planos, porém, não dão certo: ela sente falta do movimento e das pessoas da capital Lisboa e, principalmente do seu irmão, Apeles (Ivo Canelas), um aviador militar. 


A bela e vasta obra poética de "Florbela" não comparece no filme



Poster do filme "Florbela"
Tudo isso provavelmente nutriu de alguma forma seu espírito criativo, mas essa relação não fica clara no filme, mesmo sabendo-se que algumas de suas melhores poemas foram escritos após essa fase e que pouco tempo depois a artista se suicidaria, aos 36 anos.

Tendo como ponto alto a caprichada fotografia de Luís Branquinho, que inclui belos planos sequencias, o longa peca pela presença excessiva da música, que mistura-se aos diálogos e outros sons ambientes, tornando alguns trechos difíceis de compreender. 

Apesar do esforço do competente elenco - com destaque para o trio principal, os personagens não empolgam e parecem rasos, principalmente ao se lembrar que Florbela produziu uma vasta e importante obra poética, que não comparece.  O resultado é uma certa frustração, já que a vida pessoal da artista, ainda que, sob certos aspectos, interessante, não supera sua obra.


Por Gilson Carvalho

Nota 6,5



Ficha Técnica

Florbela - 119 min.
Portugal - 2012
Direção: Vicente Alves do Ó
Roteiro: Vicente Alves do Ó
Elenco: Dalila Carmo, Albano Jerónimo, Ivo Canelas, Rita Loureiro, José Neves

Estreia: 01/05

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top