0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "7 Caixas"
7 Caixas, uma rara produção paraguaia, chega às salas de cinema brasileiras precedida por excelentes criticas, plenamente justificadas. O filme de Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori tem uma ótima historia, bons atores, ação, suspense, tudo embalado por uma estética peculiar e original. Lançado em 2012, amealhou o maior publico da historia no Paraguai.

Victor (Celso Franco), jovem de 17 anos,  trabalha como carregador no caótico Mercado 4, o maior de Assunção, um labirinto de pequenas lojas e vendedores ambulantes, onde vale tudo para se ganhar algum dinheiro. Ansioso por comprar um telefone celular que grava videos, aceita sem questionar um serviço estranho: circular com sete caixas até ser chamado de volta mais tarde. Nelson (Victor Sosa), um outro carregador que deveria desempenhar a tarefa, passa a persegui-lo.. Ajudado por Liz (Lali Gonzalez), Victor consegue escapar, mas começa a desconfiar que a mercadoria que carrega e ilegal.  A partir dai, a dupla passa a ser perseguida pela polícia, por carregadores rivais e pelos contratantes do trabalho.



'7 Caixas" traz uma visão irônica do poder da imagem na caótica Assunção



Poster do filme "7 Caixas"
O que faz 7 Caixas funcionar é que todos os aspectos estão a serviço do excelente roteiro, que junta ironia, critica social e reflexão sobre o poder da imagem, tudo muito bem amarrado num pacote feito para agradar tanto o espectador que busca apenas diversão quanto aquele que quer algo mais. O longa ê dinâmico, conta com excelentes atuações, trilha sonora esperta que mistura música eletrônica com ritmos locais. A fotografia, a cargo de Richard Careaga, que colocou câmeras no protagonista e no carrinho, tem a agilidade e a “sujeira” adequadas para esse tipo de proposta. A decisão de filmar tudo em locação  dá mais autenticidade, assim como os diálogos, que mesclam guarani e espanhol. Os personagens maus são estereotipados, mas isso faz parte da visão irônica dos seus criadores. 

O brilho no olhar de Victor, reflexo de um filme de ação que ele assiste na TV na abertura do filme,  explica seu impulso para lutar pelo dinheiro que lhe foi prometido para cuidar das misteriosas sete caixas. E o fascínio que o audiovisual exerce nas pessoas é ressaltado a todo momento, seja através da telenovela   romântica na qual o rapaz se projeta,  ou no vídeo que o policial quer gravar no celular novo. Por isso, nada mais natural que termine com um zoom out que se repete inúmeras vezes, mostrando o resultado de toda aquela aventura e colocando Victor onde ele sempre quis estar. 

Por Gilson Carvalho


Nota 9




Ficha Tecnica

7 Caixas (7 Cajas) -  100 min.
Paraguai/ - 2012
Direçao: Juan Carlos Maneglia, Tana Schembori
Roteiro: Juan Carlos Maneglia
Elenco: Celso Franco, Victor Sosa, Lali Gonzalez, Nico Garcia, Paletita, Manuel Portillo, Mario Tonanez, Nelly Davalos, Roberto Cardozo, Johnny Kim, Luis Gutierrez, Liliana Alvarez, Katia Garcia 


Estreia 24/04



O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top