0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "O Grande Herói"
Em uma homenagem à Marinha americana, o longa O Grande Herói retrata um trecho da guerra do Afeganistão - Operação Asas Vermelhas – ao contar a história de quatro soldados em busca do responsável pela morte de 20 soldados americanos. No pico da montanha afegã, Luttrell (Mark Wahlberg), Murphy (Taylor Kitsch), Danny (Emile Hirsch) e Axe (Ben Foster) tem a missão de eliminar o talibã autor de tais crimes.

O que era considerado uma operação ágil e pragmática, com todo aparato de serviço de inteligência bélico americano, estende-se por horas, desafiando todo treinamento aprendido, e o grupo conhece o inferno da guerra ao enfrentar um contingente maior que o esperado. A partir de então, os quatro soldados estatelam-se ladeira abaixo do monte rochoso quando são descobertos pelos inimigos.

Visceral, “O Grande Herói” traz o horror da Guerra do Afeganistão


Poster do filme "O Grande Herói"Neste drama de guerra, produzido por Mark Wahlberg, dirigido e escrito por Peter Berg (Hancock, 2008), a ação produzida serve para cultuar o espírito incansável americano em combate. No entanto, restringindo-se ao longa, O Grande Herói possui uma narrativa realística e meticulosa; são vistas cenas de alta tensão inflamadas por uma troca de tiros incessante.

Um dos pontos altos da produção é sua uniformidade, ocupando a maior parte da projeção, sem florear em questões sobre a individualidade de cada soldado; os envolvidos no penhasco são diretamente encurralados, enquanto esperam ajuda dos helicópteros de resgate. Este tipo de trama faz lembrar outros filmes de guerra - Falcão Negro em Perigo (de Ridley Scott) e O Sobrevivente (de Werner Herzog). 

Acima de uma exclusividade patriótica sob forma de homenagem, o horror da guerra em Lone Survivor (título original) serve também de amostra, nas entrelinhas, de um esboço para o apaziguamento entre uma parcela de afegãos, os não talibãs, e o exército americano, que de quebra afeta a opinião pública. Em um conflito que perdura por bastante tempo, neste sentido, não há bandeira levantada.

Por: Tiago Canavarros

Nota: 7,5



Ficha Técnica

O Grande Herói (Lone Survivor) - 121 min
Estados Unidos– 2013
Direção: Peter Berg
Roteiro: Peter Berg,  baseado no livro de Marcus Luttrell
Elenco: Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Emile Hirsch, Ben Foster e Eric Bana


Estreia: 20/03

Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top