0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Trapaça"David O. Russel reúne um elenco habitual para fazer o seu novo longa metragem Trapaça. De imediato, nos deparamos com um Christian Bale barrigudo e careca, em uma indumentária caprichada para a composição de uma cena arrastada que leva quatro minutos para dizer que o seu personagem é uma fraude. E é dele que vem o bordão: “As pessoas acreditam no que querem acreditar”. O mesmo serve para que a premissa do diretor da comédia dramática ‘O Lado Bom da Vida” direcione a plateia a pensar da forma que lhe convém.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográfica – o Oscar – comprou a ideia e indicou a dez prêmios, alguns deles, bastante questionáveis. Amy Adams e Jennifer Lawrence, indicadas respectivamente por melhor atriz e atriz coadjuvante, atuam mais por “caras e bocas” que qualquer outra linha de atuação cênica. Da mesma forma que Bradley Cooper, seguindo as atrizes, tem uma atuação insossa. 

"Trapaça" tenta em vão contar uma história sobre trambiques 


Poster do filme "Trapaça"E se o apetrecho utilizado para composição do personagem de Bale é falsa, o mesmo pode ser dito em relação ao clima da década de 1970, com um figurino bastante fácil de se remendar à época para os parâmetros de Holllywood e embalado por cenas de videoclipes ao som de Led Zeppellin na faixa Good Times Bad Times. Já a narração em off, em perspectivas diferentes dos intérpretes, seria um acerto, se não narrasse pela segunda vez o que a imagem já está revelando. 

Todo este engodo esconde uma trama carente de críticas, ruidosamente enlatadas em tela. O filme Cópia Fiel (2010), Abbas Kiarostami, aborda questões que em Trapaça são encaradas como frívolas. Há uma glamourização que deprecia o estilo “american way of life”, entretanto, pouco abalizada. O flashback utilizado, complementados em slow motion dos protagonistas em movimentos, é um mero artificio que induz a tornar uma história crível e fascinante. Sem convencimento. E o desfecho é um rascunho de um adolescente ávido para acabar o dever de casa para ir jogar bola no playground com seus amigos. E o resultado; uma trapaça. Mal feita. 

Por: Tiago Canavarros

Nota: 4,5




Ficha Técnica

Trapaça (American Hustle)- 138 min
Estados Unidos– 2013
Direção: David O.Russel
Roteiro: Eric Warren Singer e David O.Russel
Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper, Jeremy Renner, Jennifer Lawrence e Robert De Niro 

Estreia: 07/02


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top