0


Cena do filme "Clube de Compras Dallas"
Compartilhe este conteúdo |

Clube de Compras Dallas, protagonizado por Matthew McConaughey, Jennifer Garner e Jared Leto, faz retornar aos holofotes a doença descoberta na década de 1980, e ainda incurável – a AIDS. Aumentando as luzes sobre o tema, o lugar, habitado por muitos cowboys cabeças-de-vento, é possivelmente o mais retrogrado e conservador dos Estados Unidos, o estado de Texas. 

Para retratar a época, o diretor canadense Jean-Marc Vallée conta a história, baseada em eventos reais, de Ron Woodroof (McConaughey), um sujeito machista e promíscuo, apesar de bastante esclarecido e instruído pelas leituras dos jornais, que ganha a vida como eletricista em obras, complementadas por apostas em touradas, até a descoberta da enfermidade terminal.


"Clube de Compras Dallas": um drama comovente sobre superação 



Poster do filme "Clube de Compras Dallas"
Com sua vida contada por calendários, Woodroof não desiste de buscar uma alternativa para prolongar os 30 dias anunciados pelo médico que possui acesso ao AZT, uma nova droga, até então em fase de teste. O remédio era prescrito como placebo, e o pior, destrói o sistema imunológico dos pacientes com HIV. No caso de Ron Woodroof, a situação se agrava com o uso de cocaína, metafetamina e álcool.

Umaviagem ao México dá uma guinada na vida do rude cowboy, abrindo o caminho para o anti-herói formar o clube do título do filme. Sensibilizado pela infecção, em uma mudança gradual e não caricata, Woodroof abandona as drogas, evita o sexo; transformando-se em um homem bom. Com ajuda do travesti Rayon (Leto), igualmente infectado pela doença, revendem vitaminas e outros remédios comprados fora dos Estados Unidos, onde é proibido por lei, aos outros contagiados.

Clube de Compras Dallas comove, muito por causa das atuações dos atores supracitados. Matthew McConaughey, mirrado e com bochechas sugadas, entrega-se ao papel que possui inúmeras nuances, o que não é surpresa para os que assistiram Obsessão e Amor Bandido. Já Jared Leto, há tempos dedicando-se a carreira musical, surpreende no papel coadjuvante.

Cena do filme "Clube de Compras Dallas"Diante das duas indicações ao Oscar para a atuação destes atores, somando-se a indicação de melhor montagem, é de se estranhar a ausência da nomeação do diretor Jean-Marc Vallée para concorrer a categoria. Incoerências à parte, Clube de Compras Dallas conduz nas entrelinhas um alerta, sem lições de morais, para uma doença que segue incurável e que se encaixa perfeitamente ao padrão drama biográfico que Academia tanto adora.


Por: Tiago Canavarros

Nota: 8,5



Ficha Técnica

Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) - 117 min
Estados Unidos – 2013
Direção: Jean-Marc Vallée
Roteiro: Craig Borten e Melissa Wallack
Elenco: Matthew McConaughey, Jennifer Garner, Jared Leto e Steve Zahn

Estreia: 21/02

Compartilhe este conteúdo |


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top