0

Compartilhe este conteúdo |
Cena do filme "Fruitvale Station: A Última Parada"


A trágica histórica de Oscar Grant, assassinado na estação de metrô cujo nome dá título ao filme, é mais um bárbaro episódio da truculência policial, por muitas vezes mal preparada, como foi o caso do jovem americano de 22 anos. Fruitvale Station: A Última Parada é um filme homenagem que não tenta em nenhum momento encontrar explicações, buscar em suas raízes o motivo pelo qual ocorre este tipo de tragédia.

O episódico fatídico, ocorrido na região metropolitana de São Francisco, Califórnia, está mais para uma reconstituição do último dia de Oscar, seu relacionamento amável com sua mãe (Octavia Spencer, de Histórias Cruzadas) namorada (Melonie Diaz) e sua filha de 4 anos de idade (Ariana Neal). O ex-presidiário desempregado pressente que deve mudar de vida, largar a venda de drogas, pensar no futuro e oferecer uma vida melhor à todos que estão a sua volta.

"Fruitvale Station: A última Parada" escapa do lugar comum mas não busca respostas



Posrer do filme "Fruitvale Station: A Última Parada"
Oscar não é o único a ter a sua vida interrompida ao tentar fazer a coisa certa. Centenas de notas nos jornais, noticiários na televisão, seja nos Estados Unidos, Brasil ou em qualquer outro canto deste planeta são relatadas diariamente. Dois casos recentes e bastante semelhantes; o brasileiro Jean Charles- que foi tema de filme -, confundido com terrorista, morto no metrô de Londres em 2005. enquanto no estado da Flórida (EUA), em 2012, o vigilante George Zimmerman atirou contra um adolescente desarmado chamado Trayvon Martin, negro e sem portar nenhuma arma, assim como Oscar.

Fruitvale Station: A última Parada, produzido por Forest Whitaker, pode ser infelizmente como uma nota curta no jornal, mas possui seus méritos por nunca sensacionalizar o ocorrido,  como muitas vezes ocorre na televisão – principalmente. Neste meio de comunicação, a única sensibilização forçada e que traz boas referências/esperanças aos moradores da Baía de São Francisco é a apresentadora de TV Oprah Winfrey.

                                                        

Nota: 6


Ficha Técnica

Fruitvale Station: A Última Parada (Fruitvale Station)- 85 min
Estados Unidos– 2013
Direção: Ryan Coogler
Roteiro: Ryan Coogler
Elenco: Michael B.Jordan, Melonie Diaz, Octavia Spencer, Ahna O´Reilly e Ariana Neal

Estreia: 31/01


Compartilhe este conteúdo |

O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top