0

Compartilhe este conteúdo |

Cena do filme "Trem Noturno Para Lisboa"Muito mistério ronda o longa metragem Trem Noturno Para Lisboa.  De forma direta e ágil, a trama apresenta ao expectador a busca dos bastidores da história do escritor Amadeu de Almeida Prado (Jack Houston), cujo livro desperta a curiosidade do professor de Literatura Raimund Gregorius (Jeremy Irons), a partir de uma tentativa  de suicídio de uma jovem moça misteriosa do casaco vermelho.

Estimulado pela imaginação de quem poderia ser a pessoa que lida tão bem com as palavras, o solitário Raimund embarca fortuitamente ao trem que dá nome ao título, levando com ele, a plateia. São muitas perguntas sem respostas em menos de dez minutos de filme: Quem é Amadeu? Será que ele está vivo? O que faz ou fez da vida? E quem é a moça do casaco vermelho?   

Um prólogo tão impactante que faz com que o público vá junto com Raimund até o desfecho narrativo. A cada resposta revelada – e quase nunca entregue de bandeja – o expectador vai adiante como se estivesse vivendo o personagem de Jeremy Irons.

"Trem Noturno Para Lisboa" faz uma reconstituição da ditadura salazarista


Poster do filme "Trem Noturno Para Lisboa"
Com o aparecimento de personagens secundários, mas figuras centrais na vida de Amadeu, Trem Noturno Para Lisboa revisita o passado português recente da ditadura de Salazar, e ainda que não apareça o milico, ele é representado pelo carniceiro Mendes, que apesar da pouca aparição é o pivô das intrigas entre os resistentes Jorge O´Kelly (August Diehl, Bastardos Inglórios), Estefânia (Lena Olin e Mélanie Laurent, Truque de Mestre), João Eça (Marco D´Almeida e Tom Courtney ) e próprio Amadeu.

Com atores britânicos, franceses e alemãs interpretando personagens portugueses, seria quase improvável dar crédito a história, entretanto, atores como Jeremy Irons e a presença rara e marcante do ator Bruno Ganz fazem desviar as atenções em relação a tal inverossimilhança, e ademais, o triangulo amoroso estabelecido na trama vem a somar para que o drama de ares de suspense seja um bom motivo para assistir ao longa.


Nota: 7,5


Ficha Técnica

Trem Noturno Para Lisboa (Night Train to Lisbon)- 111 min
Alemanha, Suíça e Portugal– 2013
Direção: Billie August
Roteiro: Greg Latter, baseado na obra homônima de Pascal Mercier
Elenco: Jeremy Irons, Mélanie Laurent, Bruno Ganz, Jack Huston, Martina Gedeck, Tom Courtenay


Estreia: 29/11


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

 
Top