1

Compartilhe este conteúdo |


Cena do filme "Feito Gente Grande"É muito difícil uma comédia francesa não enveredar a um caminho da sutileza e delicadeza, ainda mais quando se aborda o tema Família. Os franceses conduzem a narrativa deste gênero com extrema acuidade e com um humor refinado, e o título Feito Gente Grande não é exceção, e não somente; o filme reúne dois núcleos principais sem perder o fio condutor em seu desenvolvimento.

O mote da comédia de tons dramáticos ambientado nos anos 1980 divide-se no processo de amadurecimento da menininha de nove anos Rachel (Juliette Gombert) que herda de seus pais - e a avó materna – todas as neuroses vividas por eles. Michel (Denis Podalydès) despeja a infância sofrida em Auswitch (ou seria “Osvicht”?) sobre Rachel enquanto Collette (Agnès Jaoui) repete os mesmos erros que sua mãe (Judith Magre) a fez com ela. 

Feito Gente Grande”: amadurecer para poder brincar

 

Poster do filme "Feito Gente Grande"Com uma herança “genética” destas, Rachel encontra um refugio em uma nova amizade com a sapeca desbocada, Valérie (Anna Lemarchand), a quem vem de uma família flexível, formada pelo irmão rebelde e a mãe desquitada Catherine (Isabelle Carré), vista com desdém devido à época – inicio dos anos 80. Paralelamente, o casal está em crise. Nada parece esquentar na relação entre os dois, até um contato entre Michel e a divorciada Catherine através de uma reforma na cozinha dela.

Sem papas na língua, os diálogos do roteiro são de extrema franqueza, por onde se identifica o humor do longa metragem dirigida por Carine Tardieu, na adaptação do romance Du Vent Dans Mes Mollets (literalmente, O Vento em Minhas Panturrilhas) que também é o nome original do filme.

Feito Gente Grande ultrapassa o bordão de “cinema intimista”. Trata-se de um filme de pequeno orçamento, não obstante, se agiganta em qualidade narrativa e sobretudo, traz a participação especial de Isabella Rossellini, atriz e ex-modelo filha de Ingrid Bergman e  Roberto Rossellini, na pele da terapeuta da menina gente grande que deseja apenas encaixar-se no perfil de uma criança de sua idade, isto é, deixar a luxúria do tédio de lado e se divertir.




Ficha Técnica

Feito Gente Grande (Du Vent Dans Mes Mollets)- 89 min
França – 2012
Direção: Carine Tardieu
Roteiro: Olivier Beer, baseado no romance de Raphaële Moussafir
Elenco: Agnès Jaoui, Denis Podalydès, Isabella Rossellini Isabelle Carré, Juliette Gombert, Anna Lemarchand, Judith Magre

Estreia: 27/12


O Cinema está na Rede e também no Twitter O Cinema está na Rede e também no Facebook

Postar um comentário

  1. Esse filme é a coisa mais linda, impossível não se divertir e se emocionar com a história. Sem falar de toda a estética oitentista. =)

    Beijão, Livro Lab

    ResponderExcluir

 
Top